Você boicota suas finanças pessoais?

1.

Nesta etapa, vamos entender a sua atual situação financeira. Responda com sinceridade.

2.

Agora vamos falar sobre planejamento para aposentaria.

3.

A terceira e última parte do teste consiste em se imaginar em diferentes situações e responder o que você faria em cada caso.

Você consegue pagar as contas em dia?

Como usa o cartão de crédito?

Como mantém o controle financeiro?

O que é atingir a independência financeira para você?

Se você for demitido hoje, por quanto tempo consegue manter o atual padrão de vida?

Quanto do seu salário consegue guardar por mês?

Como poupa para aposentadoria?

Você precisa comprar um sapato novo, mas está sem dinheiro. O que faz?

Você teve um aumento salarial de 10%. O que fará com os recursos extras?

Parabéns, você acabou de receber uma herança de R$ 100 mil. Imagine que seu carro está em bom estado, mas é de três anos atrás; e você tem uma dívida imobiliária de R$ 60 mil, que vem pagando com conforto utilizando a sua renda. O que faz assim que o dinheiro cai na sua conta?

RESULTADO
PONTOS
ATÉ 22 PONTOS
Parabéns! Você faz uma boa gestão financeira e sua aposentadoria está muito bem encaminhada. A longevidade da sua conta bancária parece garantida.
DE 23 A 60 PONTOS
Quase lá! Falta pouco para você assumir o controle financeiro. Para isso, informe-se um pouco mais sobre o assunto e evite consumir por impulso. Ao que parece, em alguns momentos, você não consegue resistir à tentação de se dar alguns luxos que, no fundo, não são lá tão importantes. Na hora de investir, pode ser interessante consultar um especialista para entender melhor o mercado e planejar-se para o futuro.
ACIMA DE 61 PONTOS
Realizar os desejos de consumo é uma delícia e todo mundo gosta, mas quem pensa em longevidade financeira precisa agir um pouco diferente. Não significa suspender o cartão de crédito e abrir mão dos prazeres que o dinheiro pode proporcionar, mas com um pouco mais de planejamento a curto, médio e longo prazos. Assim, você gasta bem e poupa certo.