“Poupar hoje para garantir o amanhã.” A máxima foi bastante discutida no passado, porém hoje é pouco aplicada pelos brasileiros quando o assunto é poupar para aposentadoria. E, quando não existe planejamento financeiro no presente, as consequências costumam ser negativas no futuro.

Pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com a Datafolha, em 2022, mostrou que 90% dos aposentados declararam que dependem do INSS para o seu sustento. A pesquisa faz parte da sexta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro e entrevistou 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país.

O estudo também evidenciou que 58% dos entrevistados não aposentados ainda não começaram uma reserva para a aposentadoria. Além disso, 24% não começaram e nem pretendem fazê-lo.Uma mão colocando uma moeda em um cofre de porquinho. Ao redor do porquinho, moedas empilhadas. Abaixo do porquinho, mais moedas. Imagem para ilustrar a matéria sobre Poupar para aposentadoria. Crédito: Natthapol Siridech/shutterstock

Confira 10 passos para poupar para aposentadoria

1. Repense seu estilo de vida

Avalie o que realmente é importante e priorize uma vida mais simples e econômica antes de se aposentar. “Qualidade de vida não é jantar fora em lugar caro e viajar sempre”, destaca José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

2. Poupe 10% dos rendimentos

Depois de quitar despesas com alimentação, moradia e saúde, reserve, no mínimo, 10% dos seus rendimentos para poupar para aposentadoria.

3. Guarde dinheiro mensalmente

Tenha disciplina e nunca deixe de fazer essa reserva, nem que seja necessário apertar os cintos ou abrir mão de alguma despesa.

4. Guarde também os extras

Destine bônus, 13º e salários extras para a aposentadoria. “É preciso eliminar imediatismos pensando no futuro. Viagens são importantes, mas podem ser realizadas com menos frequência e para destinos mais próximos”, analisa Vignolli.

5. Faça sua própria reforma 

Avalie, principalmente, se você não tem mais despesas do que rendimentos. “O mais importante é eliminar todos os gastos supérfluos. Não é para esperar sobrar dinheiro para poupar para aposentadoria, é efetivamente reservar uma cota para isso”, reforça o educador financeiro.

6. Controle os gastos

Anote todas as despesas que fizer, de um café da manhã a um brinquedo para o neto. O objetivo é facilitar a visualização dos gastos e promover um melhor controle do orçamento, diz o vice-presidente da Abefin, Jusivaldo Almeida. “Os dados podem ser incluídos em planilha de Excel, em um aplicativo e até mesmo anotados em papel”, sugere. “O importante é o registro.”

7. Desconecte-se das redes sociais

As redes sociais estimulam um estilo de vida consumista. Busque outras formas de interação com amigos e familiares.

8. Invista de forma personalizada

Aplique o dinheiro de acordo com o prazo que você vai se aposentar, aconselha Almeida. Fundos de renda fixa, por exemplo, dão mais retorno a longo prazo. O aluguel de imóveis, por sua vez, gera renda extra imediata.

9. Avalie suas finanças

Antes de se aposentar, reavalie as próprias finanças e o quanto cresceu em patrimônio. Assim, além de conhecer o próprio legado, poderá, se for autônomo, avaliar sua contribuição ao INSS. "Um contribuinte de 20 a 30 anos deve contribuir em torno de 10% do rendimento, enquanto um de 40 e 50 deveria pagar 30%, uma vez que deve estar recebendo mais", afirma o vice-presidente da Abefin.

10. Empreenda na maturidade

Uma ótima forma de se manter ativo e ter uma renda extra na aposentadoria é empreender. Segundo Almeida, criar um negócio é uma alternativa para quem já acumulou experiência profissional e uma oportunidade para a família, que pode participar do projeto.


Com o Programa de Benefícios ViverMais é possível conquistar uma aposentaria ainda mais plena. Isso porque o programa conta com diversos serviços exclusivos para facilitar a vida de pessoas com 60 anos ou mais. Com a iniciativa, é possível contar com benefícios como descontos em medicamentos, seguro de vida, telesaúde, cursos de requalificação, entre outros. Conheça mais sobre o Programa ViverMais e veja como aderir!

Leia também:

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Aposentadoria: quanto antes você começa a investir, menos dinheiro você precisa aplicar

Novas regras do INSS para 2024: veja o que muda na aposentadoria

Compartilhe com seus amigos