Já pensou no seu planejamento financeiro deste ano? Se ainda não, saiba que o planejamento financeiro é recomendado a todo e qualquer momento. 

Para fazer um planejamento financeiro bem feito é preciso ter clareza de muitos aspectos pessoais sobre quais são seus valores e objetivos na vida. Na virada de ano geralmente estamos mais dispostos a fazer um balanço sobre o ano que passou e planos para o ano que vai começar. Portanto, esse momento pode ser bastante propício para essa reflexão.

Além disso, ainda estamos em um cenário de pandemia da Covid-19, com uma economia ainda está abalada. Portanto, no caso específico do ano de 2021, ter um planejamento financeiro é ainda mais importante.

via GIPHY

Mas, afinal, o que é planejamento financeiro?

Muitas pessoas ainda confundem planejamento financeiro com orçamento. Não são mesma coisa! O orçamento é o conjunto de receitas e despesas. Para fazer um orçamento financeiro, você vai precisar ter todos os dados sobre o quanto de dinheiro tem disponível e o quanto irá gastar.

O orçamento faz parte do planejamento financeiro, sendo uma das etapas importantes para ter o controle de suas finanças. Uma das formas mais eficazes de fazer um orçamento é com uma planilha financeira pessoal. Existem vários formatos de planilha que podem ser adequados às suas necessidades.

Já o planejamento financeiro é mais robusto e vai além do orçamento. Planejar as finanças envolve definir objetivos, cronogramas, estabelecer estratégias de ação para incremento de renda ou redução de despesas. Além disso, também é preciso analisar e realizar certos investimentos.

O planejamento financeiro trata da sua saúde nas finanças no longo prazo. Portanto, ao se planejar para o ano, você também deverá encaixar seus objetivos econômicos para o futuro.

Veja os passos para fazer um bom planejamento financeiro:

  • Faça um diagnóstico financeiro: mapeie e coloque no papel tudo que você tem de bens, dívidas, receitas e despesas previstas para o ano.
  • Estabeleça seus objetivos: quer fazer a viagem dos seus sonhos? Ou talvez reformar sua casa? Estabeleça seus objetivos e os prazos para realiza-los.
  • Defina o que é urgente e o que não é prioridade. Pode não ser possível realizar tudo o que você tem em mente. Tendo segurança do que é mais importante para o momento, será mais fácil tomar as decisões certas.
  • Estabeleça um valor mensal para ser poupado e investido. Especialistas recomendam que esse valor seja igual a um terço da sua renda mensal.
  • Mantenha o controle de tudo. Este é um hábito importante para você não deixar seu planejamento de lado ao longo do ano.

Prepare seu planejamento financeiro para 2021 e mantenha um orçamento com nossa planilha de finanças pessoais

O que não pode faltar no seu planejamento financeiro

O especialista em finanças João Gondim traz dicas que podem ajudar você a lidar melhor com dinheiro em tempos de incertezas. Segundo ele, uma das melhores formas de se sentir mais seguro, mesmo quando o cenário econômico não for favorável, é tendo uma reserva de emergência.

“Nada melhor para combater incerteza do que dinheiro com liquidez. Nada melhor do que ter um dinheiro guardado que você possa resgatar a qualquer momento”, afirma o planejador financeiro.

Não existe um valor padrão específico para a reserva financeira, mas há uma forma para você calcular o valor ideal para você. Segundo o especialista, o ideal é que a sua reserva cubra o seu custo de vida, pelo menos, pelo período de quatro meses. Sendo assim, se você normalmente gasta R$ 5 mil mensais, sua reserva financeira deve ser de R$ 20 mil.

Observe que, para fazer o cálculo, é preciso ter na ponta da língua qual o seu orçamento mensal. Para isso, é importante ter o controle de tudo o que você recebe e tudo o que você tem de despesa fixa. Além disso, é importante ter uma média dos seus gastos variáveis.

A reserva financeira vai ficando ainda mais importante na medida em que envelhecemos. “Na juventude, se acontece alguma emergência, você pode arrumar outro emprego, trabalhar em três turnos, enfim, se virar. Já o idoso não tem tantas possibilidades e facilidades. Daí, se entrar no cheque especial, pode ser perigoso não conseguir se restabelecer financeiramente”, alerta.


Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

“Viver de renda é possível, mas o processo pode ser lento e trabalhoso”, garante especialista

Empréstimo: faça o teste e descubra se você está preparado para pegar um

Conheça 5 tipos de renda que você pode buscar para ganhar mais

Empréstimo com o nome sujo? Veja quando é possível

Número de profissionais fazendo hora extra dobra durante pandemia

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: