Aposentados precisam ficar atentos ao aumento dos juros do crédito consignado do INSS. De acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), essa é uma das modalidades mais baratas de empréstimo que segue regras próprias.

Atualmente, a taxa do consignado é de 1,80% ao mês. Contudo, a pedido das instituições bancárias, esse percentual deve subir para 2,14% ao mês. Já no cartão de crédito, os juros devem subir de 2,7% ao mês para 3,06% ao mês.

É preciso considerar que, durante a pandemia, as taxas de juros para esse tipo de transação chegaram a cair e permaneceram no mesmo nível por um tempo. Agora, porém, em um cenário com alta da inflação e da Selic, os novos juros foram autorizados pelo CNPS.

Uma mão de uma senhora sobre uma calculadora. Imagem para ilustrar a matéria sobre crédito consignado do INSS.

Crédito: Shumytskaya Olga/shutterstock

É sempre importante avaliar real necessidade do crédito consignado do INSS no orçamento

De acordo com nota emitida pela Febraban, o crédito consignado atende especialmente o público de baixa renda, abrangendo uma parcela relevante de não-bancarizados e negativados. Para a Federação, o aumento dos juros é necessário para a continuidade da oferta aos aposentados e pensionistas.

Atualmente e até o final de 2021, o limite do crédito nesta modalidade é de 40% do total do benefício recebido, sendo 35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito. Em 2022, esses percentuais devem ficar em 30% e 5%, respectivamente.

É importante considerar que, ao tomar crédito consignado, uma parte do salário, aposentadoria ou benefício é descontada diretamente da conta. Por isso é necessário avaliar sempre a real necessidade do empréstimo.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Poupança deve voltar à regra antiga caso Selic ultrapasse 8,5%

Reforma da Previdência completa 2 anos e traz sentimento de perda para os brasileiros

5 erros que você está cometendo agora e que fazem você perder dinheiro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: