Como você se sente se descobre que o nome está sujo ao pedir um empréstimo ou um cartão de crédito e ter o pedido negado? Já passou por algo assim? Se a resposta for positiva, saiba que não é o único. Afinal, quem se lembra de consultar se o nome está sujo a não ser quando precisa de crédito? Mas é muito fácil fazer isso. Vamos explicar!

Para começar, estar com o nome sujo é algo que pode acontecer devido à inadimplência. Muitas vezes ela ocorre de forma consciente, quando você tem dívidas e não consegue pagar por exemplo. Mas também há situações onde o CPF é negativado por engano ou por algum erro, por isso vale ficar atento. 

Independente da situação, atualmente são mais de 65 milhões de brasileiros com nome sujo, de acordo com dados do Serasa Experian. Já o Painel de Operações de Crédito do Banco Central mostra que o país iniciou o ano de 2022 com R$ 4,6 trilhões “emprestados”, sendo que 2% desse valor é referente à taxa de inadimplência. Ou seja, as dívidas não pagas correspondem a R$ 92 bilhões.

Bonequinho representando alguém que sabe que nome está sujo

Crédito: skylines/Shutterstock

Para saber se seu nome está sujo, consulte as plataformas

Para saber se o nome está sujo é necessário consultar o cadastro das empresas que atuam como “protetoras” do crédito, registrando a situação dos consumidores antes que tenham o crédito concedido. Por exemplo, Serasa e SPC. 

Uma consulta com o CPF no site das instituições já é suficiente para saber se o nome está sujo. Antes de conceder crédito de alguma forma, a empresa faz essa consulta e também checa o score de quem está pedindo. O score é uma espécie de nota que determina se a pessoa tem histórico de bom pagador ou não. Quanto mais alto, melhor o histórico.

No site da Serasa dá para fazer um cadastro com nome completo e data de nascimento para ter acesso a um login e a uma senha. Esses dados devem ser usados para checar se seu nome está sujo.

Consulta similar - e também gratuita - pode ser feita no site do Boa Vista SCPC, o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Já no SPC Brasil ela é paga

Como checar e negociar as dívidas

Também é possível checar online quais as dívidas que estão em seu nome e negociá-las ou liquidá-las. O Serasa realiza, inclusive, alguns feirões de tempos em tempos em que é possível obter grandes descontos. Assim que uma dívida é negociada e a primeira parcela é paga, o nome sujo volta a ficar limpo. 

E para quem já ouviu falar que depois de um tempo a “dívida prescreve”, saiba que de fato é verdade. Após 5 anos com o nome sujo, ainda que você não tenha liquidado o saldo devedor, prescreve a negativação do CPF.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


  Leia também:

Entenda porque gastar dinheiro é gostoso 

Teste: você boicota suas finanças pessoais?

Detox financeiro: 5 trocas que você pode fazer para economizar 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: