Você conhece o seu score de crédito? Saberia dizer como ele está atualmente caso precisasse fazer um financiamento ou pedir um empréstimo? Ou teria que consultar ou ser consultado antes das compras?

O score é uma nota que varia de 0 a 1000 e mostra para as empresa o quão “bom pagador” é alguém. Quanto mais alta a nota, maior a possibilidade do consumidor conseguir crédito. 

Com o cadastro positivo, que valoriza o histórico de pagamentos, o consumidor se torna ainda mais “responsável” pelo score que possui, já que, quanto mais pagamentos em dia, melhor a nota. É o histórico de bons pagamentos que conta na hora de tomar crédito emprestado.

Neste cenário, a novidade é que o Serasa acaba de lançar um serviço de notificação automática de score em seu aplicativo. Funciona assim: a cada mudança em 15 pontos para mais ou menos, é enviada uma notificação para a conta do consumidor no app. Além disso, é enviado um relatório explicando as prováveis razões para a alteração.

Score de créditoCrédito: mrmohock/shutterstock

Possibilidade de ajustar o score de crédito

Com as notificações automáticas, o consumidor passa a ter mais oportunidade de melhorar seu score em tempo de precisar dele. Ou seja, isso acaba ajudando a evitar surpresas desagradáveis na abertura de um pedido de crédito, por exemplo.

Algumas ações que ajudam a melhorar o score de crédito são: 

  • Pagar as contas em dia
  • Quitar ou negociar dívidas 
  • Limpar o nome sujo 
  • Manter os dados atualizados
  • Ter investimentos
  • Tomar cuidado ao emprestar o nome para alguém

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

Planejamento financeiro: guia para organizar bem o bolso em 2022 

Quer ter mais otimismo com as finanças? Bote essas 5 ações em prática agora!

Negociar dívidas para fugir do Serasa: saiba como 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: