Nesta sexta-feira, dia 29 de abril, a Receita Federal paga o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) do mês de abril de 2022. De acordo com o Fisco, o lote comtempla as restituições residuais de exercícios anteriores.

Cerca de 210.153 contribuintes receberão o crédito. O valor total da restituição do Imposto de Renda será de R$ 180.556.530,18. Entre as prioridades, estão aqueles com mais de 80 anos, que representam 3.188 pessoas. O valor destinado para esse grupo será de R$ 72.376.567,04.

Na lista de prioridades, também temos também os seguintes grupos:

  • Pessoas entre 60 e 79 anos - 25.119 contribuintes;
  • Pessoa com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave - 2.295 contribuintes;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério - 9.203 contribuintes.

Além disso, foram contemplados ainda 170.448 contribuintes não prioritários.
Uma pessoa mexendo no computador. Em cima da mesa, moedas e cofre de porquinho rosa. Imagem para ilustrar a matéria sobre restituição do Imposto de Renda. Crédito: fizkes/shutterstock

Como saber se será contemplado pela restituição do Imposto de Renda?

Para verificar se será contemplado pela restituição do Imposto de Renda, basta acessar a página da Receita na internet. Então, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Segundo a Receita, orientações e canais de prestação de serviço estão presentes na página. Dessa forma, é possível consultar de forma simples e completa a situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Além disso, caso alguma pendência seja identificada, o contribuinte poderá retificar a declaração. Corrigindo, assim, informações que possam estar equivocadas.

Como o pagamento é realizado

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é creditado diretamente na conta informada na declaração. Caso ele não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. A situação pode acontecer se a conta informada estiver inativa ou se houver erro de digitação.

Em casos de resgatar pelo Banco do Brasil, o contribuinte poderá reagendar o crédito, pelo portal do BB. Poderá também acessar o endereço ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição do Imposto de Renda no prazo de um ano, deverá fazer pelo Portal e-CAC. Basta acessar o site da Receita Federal, clicar no menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e então em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Prazo da entrega da declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

IR 2022: 10 perguntas e respostas essenciais para você declarar direito

Imposto de Renda do MEI: entenda como fazer e não cometa erros

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: