Você teve suspensão de contrato ou redução de jornada de trabalho em 2020? Então, precisa ficar atento ao preencher sua declaração de Imposto de Renda

É que há diferença no formato de declaração entre quem recebeu o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEm) e quem recebeu ajuda compensatória das empresas. Confira abaixo!

IR 2021: como declarar se você teve suspensão de contrato de trabalho ou redução de jornada | Foto:  insta_photos/Shutterstock

Teve suspensão de contrato de trabalho ou redução de jornada? Veja como declarar no Imposto de Renda | Foto:  insta_photos/Shutterstock

Imposto de Renda: como fazer a declaração de quem teve suspensão de contrato ou redução de jornada de trabalho

No período em que foi instituída a suspensão de contrato ou redução de jornada de trabalho, os trabalhadores foram remunerados mensalmente com o benefício emergencial pago pelo governo. O valor foi limitado ao teto do seguro desemprego.

Conforme a Receita Federal, o BEm deve ser declarado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. A fonte pagadora informada será a do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, que tem número 00.394.460/0572-59.

Já a ajuda compensatória mensal foi uma parcela do salário paga pelo empregador. Nesse caso, será informada na ficha “Rendimentos Isentos e Não tributáveis”. O valor vai no item 26: “Outros com o CNPJ da Fonte Pagadora (Empregadora)”. Para identificar ao que se refere o montante, é preciso descrever o valor com a expressão “Ajuda Compensatória”.

Se você tem dúvidas de quais foram os valores recebidos em cada modalidade, há duas formas de esclarecer. Uma é consultando o empregador. A outra é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Leia também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: