O pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 já está disponível. A restituição também contempla lotes de anos anteriores e, ao todo, 4.462.564 contribuintes serão beneficiados.

De acordo com a Receita Federal, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 pagará R$ 6 bilhões. A distribuição será feita da seguinte forma:

  • 7.855 idosos acima de 80 anos;

  • 60.575 entre 60 e 79 anos;

  • 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;

  • 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 será feito diretamente na conta bancária informada na declaração do IR. Ela acontecerá de forma direta ou por indicação da chave PIX.

Se o contribuinte entregou a declaração até 30 de maio e não recebeu a restituição, é necessário verificar se entrou na malha fina.

O prazo para a declaração do IR de pessoa física, inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, foi adiado para 31 de maio. O objetivo foi diminuir os impactos da pandemia de Covid-19, já que, no período, a entrega poderia ser prejudicada.

Mesmo com o adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês. O pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 começou no dia 31 de agosto.
Uma pessoa olhando o aplicativo da Receita Federal para conferir o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Crédito: Marcelo Ricardo Daros/shutterstock

Como consultar o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022

A consulta pode ser realizada no portal da Receita Federal. Basta seguir os passos abaixo:

  • Clicar no campo Meu Imposto de Renda;

  • Clicar em Consultar restituição.

Além disso, também é possível realizar a consulta no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Aqueles que não estão na lista ou caíram na malha fina podem consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Para esse caso, o contribuinte deve entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita e ver se há inconsistências de dados.

Caso existam, é preciso avaliar as inconsistências e realizar as devidas correções, mediante entrega de declaração retificadora.

Importante ressaltar que a restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não fique disponível, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil. Também é possível ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Para ter um maior controle de suas finanças, baixe a planilha de Planejamento Financeiro e veja como organizar o seu dinheiro da melhor forma possível.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Poupar para aposentadoria: 10 passos para você garantir sua longevidade financeira

Correção da tabela do IR não aparece em proposta de orçamento para 2023

Começar a investir além da poupança: confira os passos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: