As consultas para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, referente ao ano-base 2021 já estão disponíveis. De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote será pago a 3,38 milhões de contribuintes.

Ao todo, as restituições somam R$ 6,3 bilhões e serão depositadas em 31 de maio.

Além da consulta ao primeiro lote de restituição, também será possível consultar lotes residuais de anos anteriores. Logo, os contribuintes que caíram na malha fina e fizeram os ajustes necessários poderão conferir se há lotes residuais para receber.

Como fazer a consulta para o primeiro lote de restituição?

Além da consulta para o primeiro lote de restituição, todas as demais poderão ser feitas através dos seguintes canais:

Assim como nos anos anteriores, o primeiro lote de restituição do IR será dedico aos contribuintes com prioridade legal, como por exemplo:

  1. Idosos acima de 80 anos;

  2. Contribuintes entre 60 e 79 anos;

  3. Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

  4. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O primeiro lote de restituição referente ao ano-base 2021 será pago no último dia de entrega do Imposto de Renda 2022: 31 de maio.
Um celular sobre uma mesa, com o aplicativo da Receira Federal aberto. Ao lado, um notebook, um canerno pequeno e um lápis. Imagem para ilustrar a matéria sobre primeiro lote de restituição do IR. Crédito: Leonidas Santa/shutterstock

Falta apenas uma semana para a entrega do Imposto de Renda 2022

O prazo final para a declaração do IR 2022 foi adiado para o dia 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, 25.094.079 contribuintes enviaram o documento, sendo 2.329.360 no estado do Rio de Janeiro.

A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas. Aqueles que tiverem a obrigação de fazer a declaração e não entregarem até o fim do prazo pagarão multa. Pela regra, ela é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A taxa é gerada na entrega da declaração, quando em entraso, e a notificação de lançamento fica junto com o recibo gerado.

Por meio do programa do Imposto de Renda 2022 ou pelo pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda, é possível emitir o DARF da multa. O prazo de pagamento é de até 30 dias. Após esse prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Caso haja declarações com direito à restituição e a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida, com os respectivos acréscimos, do valor do imposto a ser restituído.


Planejar o que irá fazer com o dinheiro da restituição deve fazer parte da sua construção de Longevidade Financeira. Baixe a planilha abaixo e tenha um maior controle de suas finanças de um jeito simples e objetivo.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Restituição do Imposto de Renda: saiba quando você deve receber a sua

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito

Saiba como deduzir gastos com saúde do Imposto de Renda

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: