Muitas pessoas aproveitaram a pandemia para realizar algum tipo de investimento. De acordo com último balanço do Tesouro Direto, o valor total investido na modalidade cresceu 7,5% durante a pandemia e atingiu R$ 62,8 bilhões. Crescimento também no número de novos investidores na bolsa, que saltou de 1 milhão (mai/19) para 3,2 milhões (nov/20). Os números são de uma pesquisa realizada pela B3.

E para quem está pensando em seguir o mesmo caminho e começar a fazer investimentos, a dica número 1 dos especialistas é: descubra qual o seu perfil de investidor.

O que é perfil de investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que define que tipo de investidor é você. Trata-se de uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável por regulamentar todo o universo de investimentos, aplicações financeiras, instituições envolvidas e a bolsa de valores, entre outras coisas.

Cada investidor é enquadrado em um perfil de acordo com o risco que está disposta a assumir com suas aplicações. E para cada perfil, as instituições financeiras oferecem produtos mais adequados.

O especialista em finanças pessoais da MAG Investimentos e colunista do Instituto de Longevidade MAG, Hirbis Girolli, destaca que esse perfil não é definitivo. “Com o tempo, por causa de experiências que vão acontecendo, o investidor vai se sentindo mais seguro e confiante para mudar de um perfil mais moderado para outro mais agressivo”, afirma Girolli.

Mas ele garante que o contrário também pode acontecer. “As experiências negativas também vão influenciar nas decisões do investidor”, aponta. “Alguém que acabou de perder muito dinheiro em uma aplicação pode optar por realizar investimentos de menor risco pelo período seguinte, até que volte a ter mais confiança no mercado”.

Quais são os perfis de investidor?

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), existem três principais tipos de perfil do investidor: o conservador, o moderado e o arrojado/agressivo. Veja abaixo mais um pouco sobre cada um deles.

Investidor Conservador

Este é o investidor que detesta correr risco, preferindo investir seu dinheiro em produtos que apresentem baixo ou nenhum risco. No geral, ele abre mão de certa rentabilidade para receber ganhos reais com o menor risco possível.

Para esse perfil, costumam ser indicados os investimentos de Renda Fixa, como CDBs, títulos públicos e fundos de renda fixa. Eles apresentam baixo risco, além da garantia de uma renda mensal.

Investidor Moderado

É o investidor que já se sente confortável para assumir algum risco em suas aplicações e ter uma rentabilidade maior, sem abrir mão de certa segurança. Por terem um conhecimento um pouco maior do mercado financeiro, costumam investir tanto em renda fixa, mais segura, quanto em outras opções, como fundos multimercados (de médio risco) e até ações.

Investidor Arrojado/Agressivo

Estes sim estão dispostos a correr riscos para ter uma maior rentabilidade, mesmo que esse risco envolva perder parte de seu patrimônio. Trabalham com uma carteira variada de investimentos, e focam suas aplicações em produtos de renda variável, como ações na bolsa de valores, fundos de ações, opções, entre outros. Dos três perfis, este é o que necessita maior inteligência emocional para lidar com as possíveis perdas

Agora que você já sabe quais são os três principais perfis de investidor, será mais fácil identificar qual o seu perfil e que tipo de investimento mais se adequa a você. E para concluir, a dica derradeira é: conte sempre com a assistência de um profissional devidamente qualificado para o serviço.


Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Como fazer o dinheiro render mais? Confira algumas dicas

Conheça 5 tipos de renda que você pode buscar para ganhar mais

Participação das mulheres na bolsa de valores bate recorde e passa de 1 milhão

As armadilhas do investimento: erros que as pessoas cometem ao investir e como evitá-los

Conheça alguns investimentos a partir de 100 reais e garanta a sua longevidade financeira

Melhores investimentos para quem passou dos 60 anos

Melhores investimentos: saiba por que diversificar é o segredo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: