Se você perdeu o prazo para declarar o IR, agora precisa saber como fazer para regularizar a situação. Não se preocupe, pois é simples. O problema, porém, é que por estar em dívida com a Receita Federal, você possivelmente pagará multa e pode ficar com o CPF “irregular” até que tudo esteja resolvido. 

Quem fica com o CPF nessas condições pode ter problemas na hora de alugar um imóvel, pedir crédito no mercado ou até prestar um concurso público ou retirar medicamentos em uma farmácia popular. O ideal, portanto, é resolver a questão o quanto antes. 

Pessoa calcula multa pois perdeu o prazo para declarar o IR

Crédito: lovelyday12/Shutterstock

Qual a multa se você perdeu o prazo para declarar o IR?

Se você perdeu o prazo para declarar o IR, pode enviar uma declaração retificadora. O envio, porém, estará sujeito ao pagamento de uma multa, que começa em R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor devido. 

Para retificar, caso ainda não tenha feito, baixe o programa da Receita Federal disponível no site da instituição. Aí é só enviar a Declaração do Imposto de Renda normalmente. Uma notificação sobre a multa deve aparecer na tela, assim como uma Darf para o pagamento. O prazo para a quitação é de 30 dias.

A multa para quem perdeu o prazo para declarar o IR é calculada de acordo com a situação. Se você não tem imposto a pagar para a Receita Federal, o valor é o mínimo (R$ 165,74) descontando-se alguma restituição a que tenha direito. 

Já se você tiver imposto a pagar para a Receita, a situação é diferente. O governo calcula 1% de multa ao mês sobre o valor do imposto devido. A contagem começa em maio, último mês para o envio da declaração. O máximo do valor de multa a ser cobrado é 20% do valor devido.

 

 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


  Leia também:

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona 

Conheça 5 armadilhas dos bancos pra os clientes 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: