Não bastasse a pandemia e a economia, a prova do líder do Big Brother Brasil veio para ressignificar de vez a palavra otimismo para o brasileiro. Se você está rindo, mas é de desespero, fique calmo! Segura na mão do Instituto de Longevidade MAG e vamos melhorar esse cenário.

Temos dicas valiosas para você ter mais otimismo com as finanças pessoais. Então, “atenção, preste muita atenção” nas dicas a seguir e garanta a liderança da sua longevidade financeira.

No BBB talvez não, mas nas finanças pessoais ainda é possível ter otimismo. Veja como! | Foto: Reprodução/TV Globo

No BBB talvez não, mas nas finanças pessoais ainda é possível ter otimismo. Veja como! | Foto: Reprodução/TV Globo

5 ações para colocar em prática agora e ter mais otimismo com as finanças pessoais

Ganhe mais

Está difícil chegar no final do mês com um saldo positivo na conta? Pode ser um sinal de que você precisa ganhar mais. Afinal, se você não agir no sentido de aumentar seus rendimentos, ficará sempre dependendo da sua capacidade de controlar gastos.

Para ganhar mais você pode, por exemplo, traçar uma estratégia de como melhorar seu rendimento no trabalho e, consequentemente, conquistar um aumento de salário. Ou você pode fazer um exercício de avaliação das suas habilidades e encontrar uma nova área de atuação que complemente sua renda.


Quer ganhar mais? Aproveite nossos cursos de capacitação gratuitos  para se expandir seus conhecimentos e aplicar em um novo negócio!


Gaste bem

Tão importante quanto respeitar os limites de gastos impostos por sua renda é fazer com que cada gasto traga o maior retorno possível em bem-estar. Gastar mal é usar o seu dinheiro com algo que vá satisfazer uma necessidade imediata e logo em seguida perderá valor.

Para gastar bem é preciso reconhecer que o ato de gastar começa por decisões emocionais. Também é preciso analisar seus padrões de consumo e identificar quais são os gatilhos que levam a compras ruins. Assim, você poderá desenvolver hábitos e estratégias para dominar ou bloquear esses gatilhos.

Poupe certo

Para ter otimismo com as finanças, é preciso ter o hábito de poupar. E quem quer ter longevidade financeira precisa entender: não basta esperar o dinheiro sobrar e poupar de vez em quando.  

Para poupar certo é essencial saber gerenciar o dinheiro. Comece estipulando um valor mensal para poupar. Além disso tenha um objetivo para que esse dinheiro seja utilizado no futuro.

Invista melhor

Se você já poupa seu dinheiro, mas guarda tudo embaixo do colchão ou em aplicações financeiras ruins vai ser difícil ter otimismo com as finanças. A frustração com certeza vai bater na sua porta.

Investir melhor tem a capacidade de reduzir os esforços em poupança, deixar você com mais dinheiro no presente e ainda eliminar o estresse. Então, não dê bobeira: aprenda como investir seu dinheiro e aplique seus conhecimentos no seu planejamento financeiro.

Proteja o capital

Imprevistos acontecem e nesses momentos é realmente difícil ser otimista. Porém, pode ter certeza de que será mais fácil atravessar situações de incerteza se você tiver mecanismos de proteção do seu capital.

Em um momento de urgência, é preciso ter acesso rápido e fácil ao dinheiro. Neste sentido, os seguros financeiros são estrutura seguras para manter as bases da longevidade financeira quando algo dá errado.

Além dos seguros, outra estratégia importante é estar antenado para não cair em golpes ou negócios furados. Para isso, o conhecimento deve ser atualizado constantemente e o Instituto de Longevidade MAG é seu parceiro nessa jornada.


Precisando de uma ajuda para organizar suas finanças pessoais? Preencha o formulário a seguir e baixe gratuitamente o nosso Guia sobre Longevidade Financeira, com ótimas dicas para você aproveitar!

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

4 serviços gratuitos que você provavelmente ainda gasta dinheiro com eles

Independência financeira: como conquistar a sua para não depender dos filhos na aposentadoria

Conta de luz alta? Veja como economizar nas despesas do seu condomínio

Como economizar dinheiro em tempos de pandemia e evitar o endividamento

Gastar menos dinheiro é possível: saiba como treinar seu cérebro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: