Como evitar a inadimplência e conseguir poupar? A Fundação de defesa do consumidor Proteste listou 10 orientações para ajudá-lo nessa tarefa. A primeira delas é a análise de sua situação financeira atual. Fazer isso é fundamental, pois não há como arrumar as finanças sem entender as suas receitas, despesas fixas, variáveis, dívidas e investimentos. Ou seja, para começar, faça um mapeamento da sua situação financeira.

A segunda orientação da Proteste é registrar os ganhos e custos de forma mais detalhada, separando por categorias. Você pode usar uma planilha, um aplicativo, uma caderneta ou até a fatura do cartão de crédito nessa tarefa. Ao detalhar os gastos, será possível saber o que mais vem consumindo o seu dinheiro. Será que você está gastando além da conta com alimentação ou transporte, por exemplo? 

Proteste reforça importância dos objetivos para pouparFoto: Cagkan Sayin/shutterstock

Proteste reforça importância da criação de metas

A criação de metas e objetivos é outra orientação da Proteste para você conseguir poupar. Afinal de contas, quem não sabe o que deseja, pode gastar o dinheiro a qualquer tempo e com qualquer coisa. Dessa forma, estabeleça alguns objetivos de curto, médio e longo prazo e estabeleça um plano para que eles possam se tornar reais. Por exemplo, se você quer trocar o carro, avalie quanto precisará para fazer isso e em quanto tempo. Depois calcule quanto precisa guardar por mês para conseguir.

Fazendo isso, outra orientação importante é monitorar de forma frequente o que acontece com suas finanças, evitando sempre gastar mais do que ganha. Essa orientação, aliás, é muito importante, já que a recomendação de qualquer educador financeiro é que se viva um padrão de vida abaixo do que o poderia ser vivido. Essa fórmula ajuda a deixar as contas em ordem e a guardar dinheiro.

Reserva de emergência deve ser primeiro objetivo?

Quem está começando a poupar e não sabe definir qual será o primeiro objetivo deve pensar na formação de uma reserva de emergência. Trata-se de um valor que corresponde, em geral, a pelo menos seis meses de despesas fixas. Ou seja, se você gasta R$ 4 mil todos os meses, poderia focar em formar uma reserva de R$ 24 mil.

A reserva de emergência é importante exatamente para que não seja necessário recorrer a empréstimos com juros altos caso alguma eventualidade aconteça. Muitas vezes, é por não ter uma reserva que a pessoa acaba se endividando e fica difícil sair da situação. Outra orientação da Proteste, inclusive, é resolver as pendências financeiras e evitar novos débitos.

E como evitar novos débitos? Uma das orientações da associação para quem costuma estar sempre no vermelho por causa das compras indevidas é o consumidor pagar à vista e evitar cartão de crédito. Dessa forma, há maior controle do que pode ser gasto no mês e menos risco de ter que usar o limite do cartão. 

Além disso, trabalhar o emocional para evitar compras por impulso, pesquisar e comparar preços é fundamental. Vale para produtos e serviços e em qualquer tempo!

Check list das orientações da Proteste:

  1. Analise suas finanças
  2. Registre despesas e receitas
  3. Crie metas
  4. Acompanhe suas finanças
  5. Invista em uma reserva de emergência
  6. Tente não gastar mais do que ganha
  7. Prefira pagar à vista
  8. Pesquise preços
  9. Evite comprar por impulso
  10. Resolva suas dívidas e pendências financeiras

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

Saiba como construir uma reserva de emergência após os 50 

79,3% das famílias brasileiras estão endividadas 

Saiba como começar a investir além da poupança 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: