Ninguém quer ficar com o nome sujo, afinal, ter um histórico de mau pagador não é uma fama que uma pessoa gostaria de carregar.

Ainda que seja uma situação desconfortável e embaraçosa, a boa notícia é que é possível evitar esse cenário e, caso ele venha a acontecer, sua reversão também não é complicada.

Quer saber tudo sobre o tema? Então, este artigo pode ser útil a você.

O que é nome sujo?

Nome sujo é uma denominação antiga usada para designar alguém com fama de mau pagador e que entrou na lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo.

Só para se ter uma ideia, segundo levantamento recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 66,5% dos brasileiros estão endividados.

Isso não significa que, necessariamente, a pessoa está com o nome sujo, conforme explicaremos mais à frente, mas é um indício do impacto do descontrole financeiro vivido pela população nacional.

Ter o nome sujo dificulta a contratação de crédito, entre outras consequências, já que a negativação impõe uma restrição em seu CPF.

É exatamente o oposto do que ocorre no chamado Cadastro Positivo, que traz a relação de bons pagadores.

Como funciona o nome sujo?

Muitas vezes pela falta de planejamento e educação financeira a pessoa não se organiza e acaba atrasando algum pagamento.

Neste momento, a empresa responsável pelo bem ou serviço em questão aciona os órgãos de proteção ao crédito e informa a sua inadimplência.

Esse aviso pode acontecer após um dia de atraso, mas existe um bom senso e, por isso, o informe costuma vir após 30 dias do ocorrido – e, claro, com a persistência do não pagamento.

Depois desse comunicado, o SPC e a Serasa notificam o cliente (por carta, mensagem de texto ou ligação telefônica) da situação.

Nesse contato, os órgãos de proteção ao crédito informam o consumidor da pendência e do prazo para o pagamento da dívida para que o seu nome não seja cadastrado como negativado.

Caso o cliente não cumpra o tempo do vencimento, aí sim ele fica com o nome sujo e todas as empresas com acesso a esse banco de dados poderão conferir o seu histórico de mau pagador.

Lembrando que a pessoa pode ficar com o nome sujo com a inadimplência de qualquer tipo de conta - luz, telefone, cartão de crédito ou outra pendência.

Perguntas importantes sobre nome sujo

Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre capitalização e avaliar se a modalidade é vantajosa para você.

Confira!

Qual é a diferença entre estar inadimplente e ter o nome sujo?

Pode-se dizer que a inadimplência é um passo anterior ao de estar com o nome sujo.

Qualquer atraso ao quitar uma conta configura inadimplência, mas a inclusão no cadastro de negativados só acontece depois da notificação dos órgãos de proteção ao crédito e a persistência do não pagamento.

Como limpar o nome sujo?

A única saída para limpar o seu nome é negociar suas dívidas com os credores.

Mesmo que estejamos falando de valores elevados, é importante contatar a empresa e demonstrar interesse em quitar suas pendências.

É possível fazer acordos com descontos para pagamentos à vista e até parcelar o débito se ele for muito alto.

Caso opte pelo parcelamento, não esqueça de acionar os órgãos de proteção ao crédito após quitar a primeira prestação, pois eles têm o prazo de até cinco dias úteis para excluir você da lista de negativados.

Mas cuidado: se você atrasar uma parcela, seu nome pode ficar sujo de novo.

Como evitar o nome sujo?

A melhor garantia para manter o seu nome limpo é fazer o seu planejamento financeiro.

Eleja prioridades orçamentárias e esteja sempre de olho no seu score de crédito - quanto mais alto ele estiver, mais em dia você estará com seus compromissos.

Para consultar a sua pontuação e verificar se está com o nome sujo ou não, acesse os sites dos órgãos de proteção ao crédito.

E para adotar hábitos financeiramente mais saudáveis e mudar a sua relação com o dinheiro, confira mais termos da nossa série.

...

Abra a sua conta em minutos na MAG Investimentos para ter acesso aos TOP Fundos de Investimento do mercado.

Fundos campeões de rentabilidade para todos os perfis de investidores. Acesse:   https://maginvestimentos.com.br

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: