O programa No Limite faz sua reestreia nesta terça-feira (11) pela TV Globo. Desde que foi anunciada, a nova edição levou muita gente a relembrar os desafios impostos pelo reality para colocar os participantes em ocasiões extremas, como a inesquecível prova do olho de cabra.

Porém, a gente sabe que nem sempre é preciso participar de programa de televisão para nos encontrarmos em situações nas quais colocamos nosso corpo e mente em total estado de atenção e desgaste. Muitas vezes, em especial diante de um cenário econômico difícil, administrar as próprias finanças pode ser uma prova de fogo, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você administrar melhor sua vida financeira com base no método das 5 rodas da longevidade financeira. Confira!

Nova edição do No Limite estreia na TV Globo | Foto: Reprodução/TV Globo

Nova edição do No Limite estreia na TV Globo | Foto: Reprodução/TV Globo

Veja a seguir 5 estratégias para você adotar agora e não correr o risco de ficar no limite das finanças

  • Ganhar mais

Ter a capacidade de aumentar a sua renda é algo fundamental para não ficar no limite das finanças. Uma das estratégias para isso é investir em conhecimento e na sua carreira. Assim, você terá capacidade de se manter no mercado e ser melhor remunerado.

Outra opção para ganhar mais é ter outras fontes de renda além do seu trabalho, como ser proprietário de imóveis para aluguel. Você também pode executar atividades temporárias para fazer uma renda extra, como cuidar de bichos de estimação ou fazer artesanatos para venda.

Veja aqui outras opções de renda extra

  • Gastar bem

Saber gastar bem o seu dinheiro é o segundo desafio para não ficar no limite das finanças. E quando falamos em “limite”, é essencial saber qual o seu para não gastar além do que é possível dentro da sua renda mensal.

Mas quando falamos em gastar bem, estamos falando de algo que vai além de gastar apenas o que cabe no seu orçamento. Muitas pessoas não gastam de forma consciente e fazem compras por impulso, por exemplo. O ideal é usar o seu dinheiro de forma que ela traga o melhor retorno, seja nos critérios de bem-estar, utilidade ou ambos.

Gastos: saiba como identificar gatilhos de consumo para não se endividar

  • Poupar certo

Para muitas pessoas, poupar dinheiro pode ser tão difícil quanto comer olho de cabra, né? Mas não tem jeito: separar e guardar parte dos rendimentos é essencial para quem quer ter longevidade financeira.

Aliás, fique atento(a): o termo “certo” não está ao lado de “poupar” à toa. É que para poupar corretamente não basta reservar um dinheiro de vez em quando. É preciso que esse hábito esteja na rotina.

Saiba quando é preciso poupar na vida para garantir sua longevidade financeira

  • Investir melhor

Imagine que depois de dormir na praia, passar frio e fome, correr nas dunas do Ceará e sofrer todos os tipos de dificuldades, você finalmente conseguiu chegar na final e levou o prêmio do No Limite.  O que fazer para esse dinheiro não acabar rapidamente?

Investir, é claro! 

A boa notícia é você não precisa participar e ganhar o prêmio do programa para usar de forma inteligente o seu dinheiro. Investir é a melhor estratégia para de fazer seu patrimônio crescer e se manter em expansão. E não é preciso começar com muito: com menos de R$ 100 já é possível investir o seu dinheiro e vê-lo render.

Conheça investimentos para fazer a partir de 100 reais

  • Proteger o patrimônio

Para não ficar no limite das finanças também é preciso estar preparado para imprevistos. Crises financeiras, desemprego ou mesmo um problema de saúde podem desestabilizar o orçamento.

Portanto, é preciso ter uma “gordura para queimar” em caso de emergência. Ter um seguro financeiro é uma das estratégias para se manter firme quando algo dá errado.

Além dos seguros, é importante estar antenado para não cair em golpes ou negócios furados. Para isso, o conhecimento deve ser atualizado constantemente e o Instituto de Longevidade MAG é seu parceiro nessa jornada.

Teve dados pessoais vazados? Saiba o que fazer para se proteger nessa situação

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: