À primeira vista, só há desvantagens em entregar sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física nos últimos dias do prazo. Como a Receita Federal analisa as declarações por ordem de chegada, quem enviar na última hora receberá sua restituição somente nos últimos lotes. Ao todo, serão sete lotes de restituição, pagos entre 15 de junho e 17 de dezembro.

Contudo, a espera pode valer a pena. Como é sabido, os valores a serem restituídos pela Receita Federal são corrigidos pela taxa básica de juros Selic, que atualmente é de 6,5% ao ano, com previsão de terminar o ano em 6,25%. Dessa forma, o contribuinte que receber no último lote terá o seu valor atualizado pelo acumulado até a data da restituição.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


Apesar da Selic em queda, seu rendimento ainda é mais vantajoso quando comparado a investimentos mais tradicionais, como a caderneta de poupança.

É o que explica o gerente financeiro da Mongeral Aegon, Marcos Diniz. Para ele, neste momento, a Selic será mais vantajosa para as pessoas que não fazem investimentos de maior risco e preferem deixar o dinheiro aplicado na poupança.

“Há, no mercado, algumas opções de investimento que pagam acima da taxa Selic, mas apresentam maior risco. Se estamos falando de um investidor mais conservador, que é avesso a risco, a correção pela Selic fica acima da rentabilidade oferecida em outros investimentos adequados a esse perfil”.

O prazo para enviar a sua declaração termina no dia 30 de abril. Fique atento!

Leia também

Atrasados começam a ser pagos a aposentados e pensionistas do INSS

Mais de 41 mil trabalhadores sacam FGTS após acordo de demissão

Compartilhe com seus amigos