Um dos motivos que deixa muita gente resistente a migrar seu dinheiro da poupança para outra aplicação financeira é que ela é um dos poucos investimentos isentos de IR (Imposto de Renda). Mas não é de hoje que deixou de ser uma boa opção. 

“O atual rendimento não chega a repor a inflação”, diz o especialista em finanças pessoais Hirbis Girolli, especialista da MAG Investimentos.  Desde 2012, explica, a regra é a seguinte: se a Selic for menos do que 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da Selic. 

No último dia 5, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, fixou a Selic Over (usada para as remunerações) em 1,9% ao ano – equivalente a 0,16% ao mês. “Significa que a poupança passa a render 1,3% ao ano, aproximadamente 0,11% ao mês.” 

mês/ano 
Rendimento mensal da poupança 
Inflação (IPCA) 
ago/2020 
0,11% 
 
jul/2020 
0,13% 
0,36% 
jun/2020 
0,13% 
0,26% 
mai/2020 
0,21% 
-0,38% 
abr/2020 
0,21% 
-0,31% 
mar/2020 
0,21% 
0,07% 
fev/2020 
0,24% 
0,25% 
jan/2020 
0,24% 
0,21% 
dez/2019 
0,28% 
1,15% 
nov/2019 
0,31% 
0,51% 
out/2019 
0,34% 
0,10% 
set/2019 
0,34% 
-0,04% 
ago/2019 
0,37% 
0,11% 
jul/2019 
0,37% 
0,19% 
jun/2019 
0,37% 
0,01% 
mai/2019 
0,37% 
0,13% 


Em um cenário de juros baixos, “é preciso buscar diferentes alternativas para nossa reserva de emergência”, afirma o educador financeiro  Rafael Immediato.  “Como não sabemos quando e quanto vamos precisar, os investimentos precisam ter segurança e liquidez [menor risco e velocidade de resgate], além de rentabilidade maior do que a inflação.” 

E exemplifica, levando em consideração Selic e CDI de 1,9% e IPCA de 1,6%: 
 

investimentos isentos de IR


“A primeira observação é que, mesmo sendo a poupança um investimento isento de IR, ela ainda perde para o CDB 100% do CDI e para o Tesouro Selic, se o resgate destes for feito em menos de 180 dias”, pontua Immediato. 

No médio prazo, diz, “é possível melhorar o retorno com ativos conservadores”. A poupança, no entanto, “continua se mostrando um investimento com baixo retorno comparado aos seus pares que entregam segurança e liquidez”. 
 
 investimentos isentos de IR
 Além disso, observa Girolli, o rendimento da poupança tem aniversário. “Para sacar o rendimento, você precisa esperar a data de aniversário”. A única vantagem, diz, é a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

“Mas os CDBs e os RDBs de bancos também contam com essa mesma garantia de até R$ 250 mil por CPF, em cada banco que você tiver conta. Então você pode colocar sua reserva de emergência em uma conta digital de um banco ou de uma corretora que ofereça a chamada conta remunerada”, afirma. 

“Ou seja: desde o momento que você faz o depósito, seu dinheiro é aplicado automaticamente em um produto desses de renda fixa (CDB/RDB) do banco.” E  exemplifica: 

Conta digital remunerada de banco ou corretora 
Caderneta 
Rendimento diário 100% da Selic 
Rendimento mensal de 70% da Selic na data do aniversário 
Saca com rendimento qualquer dia 
Saca com rendimento apenas da data do aniversário 
Garantia de até R$ 250 mil por CPF em cada banco pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito)  
Garantia é igual 
Paga IR sobre rendimentos. Mesmo assim, rendimentos fiscais ficam acima da poupança 
Não paga IR sobre rendimentos 


“Portanto, as contas remuneradas de bancos e corretoras digitais são os melhores destinos, hoje, para reservas de emergência e outros objetivos onde a possibilidade de sacar a qualquer momento seja o mais importante.”  

Além disso, complementa, “fundos de investimento de Renda Fixa DI com taxa de administração de até 0,3% ao ano também são destinos melhores do que a poupança”. 

LCIs LCAs: investimentos isentos de IR 

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa conservadores que vêm se popularizando nos últimos anos. Elas geralmente têm a rentabilidade atrelada à taxa básica de juros, pagando um percentual do CDI. Mas também podem ser prefixados ou atrelados a um índice de inflação. O baixo risco de calote desses papéis advém do fato de eles contarem com a cobertura do FGC, a mesma garantia da poupança. 

LCIs LCAs são muito parecidas com os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). A diferença é que são investimentos isentos de IR. Outra diferença importante é a liquidez. CDBs muitas vezes têm liquidez diária, da mesma forma que a poupança, mas as letras de crédito não. LCIs LCAs têm carência obrigatória de 90 dias, não podendo ser resgatadas antes de três meses de aplicação. 

Em resumo: “Não são bons investimentos para reservas de emergência e outros objetivos que demandem liquidez diária, mas são bons para compor uma carteira de renda fixa, porém é preciso procurar as que paguem valores acima de 90% do CDI para que se tenha vantagem de rentabilidade”, diz o educador financeiro. 

Quer saber quanto tempo ainda falta para você se aposentar, dentro das novas regras da Previdência? Clique aqui e acesse nossa Calculadora de Aposentadoria.


Leia Mais:

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Pesquisa de aposentadoria reforça investimento em vida saudável e reservas financeiras

Master Acidentes Domiciliares é o primeiro seguro que garante proteção financeira em caso de acidente em casa


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: