O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) serve como parâmetro para o reajuste no valor de diversos tipos de contrato de locação de imóveis. Conhecido também como "inflação do aluguel", a taxa registrada em julho, de 0,21%, representa uma desaceleração comparado com junho, quando foi de 0,59%. 

De acordo com a a Fundação Getulio Vargas, o índice acumula alta de 8,39% no ano e de 10,08% em 12 meses, se mantendo abaixo do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), prévia oficial da inflação no Brasil. Em julho, o índice registrou alta de 0,78%. E em 12 meses, 33,83%.

Como a inflação do aluguel pode te afetar

De acordo com Martin Henkel, moradia é um dos maiores gastos da população acima de 60 anos, representando 26% da renda média mensal. Henkel é consultor, palestrante, fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+ e parceiro Instituto Moriguchi e, segundo ele alimentação e saúde estão no topo dos gastos.

Ou seja, o IGP-M impacta diretamente em um dos gastos dos 60+. Além disso, esse índice define a variação dos preços ao consumidor, acompanhando o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

Quem mora de aluguel deve ficar atento e, se for o caso, renegociar para que o reajuste não seja abusivo. Neste caso vale a pena seguir algumas dicas, como comparar o valor do aluguel de imóveis próximos, pedir desconto para pagamento adiantado, reforçar que você é um bom pagador, sugerir um valor que fique justo independente da inflação do aluguel oficial.

Inflação do aluguel perde força

Crédito: Viver de stockphotografia/shutterstock

Como o IGPM é calculado

A “inflação do aluguel” é calculada com base da média de mais três índices

  • O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que possui peso de 60% na composição do IGP-M. 
  • O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% no IGP-M. 
  • O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no IGP-M. 

Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também: 

Inflação alta: para 2022 previsão cai um pouco, mas sobe para 2023 

Veja o que diz a pesquisa Datafolha sobre problemas financeiros 

Preço do leite aumenta 22,27% em julho e influencia IPCA-15 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: