Talvez você já tenha ouvido falar no golpe do contato quente na Serasa. Ou talvez nunca tenha lido nada a respeito, por isso é preciso ficar atento! O chamado golpe do contato quente tem se tornado comum; e o cenário de fundo são os fraudadores dizendo que conhecem algum funcionário na Serasa, que seria capaz de eliminar as pendências financeiras dos devedores.

É natural que quem está com o nome sujo busque alternativas de todos os tipos para resolver a situação, mas saiba que a solução apresentada por esse golpe não existe. Na verdade, os criminosos só querem tirar proveito - no caso, dinheiro - de quem está desesperado para limpar o nome e melhorar o score.

Senhor tomando cuidado para não cair no golpe do contato quente

Crédito: Alistair Scott/shutterstock

Como funciona o golpe do contato quente

Para aplicar o golpe do contato quente, os criminosos utilizam páginas online que não têm a ver com a área financeira. Eles convencem as vítimas de que conseguirão ajudá-las a limpar o nome. Para isso, porém, dizem que é preciso pagar pelo serviço e enviam boletos de cobrança.

De acordo com informações da Serasa, entre maio e junho as menções do golpe do contato quente na Serasa subiram mais de 190% na internet. E desde setembro de 2020, foram retiradas 1.585 páginas falsas destinadas à aplicação da fraude.

Fique alerta para não cair

Muitas pessoas caem em golpes como esse porque não sabem que só é possível eliminar pendências de débito na Serasa quando a dívida é paga. Não existe cobrança para isso, apenas acordos eventuais. Inclusive, a Serasa realiza uma série de feirões ao longo do ano para quem quer negociar e limpar o nome. 

Com relação ao score, uma pontuação que analisa o histórico de pagamentos de cada cidadão, também não é possível aumentá-lo de forma automática. Ele considera o comportamento ao longo do tempo. Por isso, quem quiser melhorar o score deve ficar atento para pagar as contas em dia e evitar dívidas. Quanto mais alto o score, melhores as condições de crédito.

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:


Score: Serasa passa a enviar notificações automáticas 

Negociar dívidas para fugir do Serasa: saiba como 

Como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem? 




Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: