Com a chegada da frente fria em boa parte do país, o orçamento para as compras de mercado pode ser impactado. A geada pode afetar a produção agrícola, deixando diversos produtos mais caros.

A onda de frio já deixou os agricultores em alerta. As consequências podem ser a baixa qualidade dos alimentos e o aumento do preço. Já que a geada é uma camada de gelo superficial, muitos produtos se perdem quando ela chega.

A geada pode afetar a produção agrícola, impactando os seguintes produtos

Hortaliças, banana e cana-de-açúcar são os itens que podem mais ter o preço afetado. Entre os alerta, por região, estão:

  • Nos estados do Sul: que são voltados para os cultivos de soja, carne, milho, cana-de-açúcar, hortaliças e algodão;
  • No Mato Grosso do Sul: estado grande produtor de soja. Há também cultivos de arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão, amendoim, cana-de-açúcar e hortaliças;
  • No sul de Minas Gerais: grande produtor de café e batata. Há também o desenvolvimento da horticultura;
  • No sul e oeste de São Paulo: produções de café, hortaliças, cana-de-açúcar e milho.

A geada pode afetar a produção agrícola, mas, além dela, a temperatura já está impactando o preço de diversos itens básicos na mesa dos brasileiros. Por exemplo, o tomate é prejudicado pelo excesso de frio, o que dificulta a maturação.

É preciso relembrar que nos últimos 12 meses houve um aumento de quase 100% em muitos produtos. Inclusive, no topo da lista, estava o tomate. Com o frio, é possível que ele fique ainda mais caro.
Uma mulher, com semblante triste, fazendo a feira no mercado. Imagem para ilustrar a matéria sobre geada pode afetar a produção agrícola. Crédito: BearFotos/shutterstock

Economizar é ainda mais necessário

Por conta da inflação e das condições meteorológicas atuais, as compras podem ficar ainda mais caras. A geada pode afetar a produção agrícola e impactar diretamente o orçamento de muitos brasileiros.

Por isso, é necessário ter ainda mais planejamento orçamentário. O uso de planilhas para controle de compras pode ser uma boa estratégia nesse momento de encarecimento de produtos. Além disso, comprar apenas o necessário também deve fazer parte do planejamento.

Baixe a planilha de planejamento financeiro e tenha um maior controle de seus gastos. Afinal, gastar bem o dinheiro é uma das formas de construir a Longevidade Financeira.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Salário mínimo de 2022 deveria ser cerca de R$ 6 mil, de acordo com pesquisa realizada pela Dieese

O que fazer para proteger o bolso do cenário econômico de 2022

Dinheiro na poupança completa 20 meses seguidos de perdas para a inflação

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: