Você talvez já tenha ouvido falar no termo “gaslighting”, mas se não sabe o que significa, vamos explicar: gaslighting é definido como uma forma de violência psicológica indireta, sutil, que acontece quando o abusador distorce a realidade em um relacionamento e faz com que a vítima passe a duvidar de si mesma com o objetivo de manipulá-la. 

Mulheres e homens podem ser vítimas de gaslighting, algo que se tornou ainda mais comum devido às relações que acontecem através do mundo virtual, sem que se conheça muito bem os parceiros. E a manipulação pode levar a algo bastante complicado: abuso financeiro e perda de patrimônio. Como evitar?

Porquinho representa gaslighting e abuso financeiro
Crédito: Suzane Tucker/shutterstock

Atenção ao perfil de quem pratica gaslighting

Algo importante a considerar é que quem pratica gaslighting normalmente tem um perfil semelhante e é fundamental conhecê-lo. “São pessoas manipuladoras, narcisistas e com traços de psicopatia”, explica a médica gerontóloga Andréa Prates. Ela, que já acompanhou casos de manipulação e abuso financeiro atingindo especialmente pessoas mais maduras, reforça a necessidade de se prestar atenção ao perfil do manipulador.

“A grande verdade é que hoje, com as redes sociais, você pode ser quem quiser ser. Existem, inclusive, pessoas que fingem ter um perfil. Mudam o relacionamento e mudam tudo, as pessoas vão construindo perfis falsos. E essas pessoas são muito voltadas às redes sociais e aplicativos porque lá podem rastrear as vítimas, ver a situação financeira delas, se viajam, se têm família. Normalmente, elas são muito simpáticas e se colocam como um “prêmio” na vida de outras pessoas”, explica.

Vítima tem realidade distorcida

A médica diz que, normalmente, os manipuladores se relacionam com pessoas bem mais velhas, com uma situação financeira estável. “Vão envolvendo a vítima e, por mais que os familiares avisem que tem algo errado, eles não aceitam porque começa um processo de manipulação. Eles começam a provocar um distanciamento da vítima com seus familiares e a vítima acaba passando por uma dissociação cognitiva.”, diz. Para Andréa, quando acontece gaslighting, é complicado de se ter clareza e lucidez, pois quem manipula usa artimanhas, sexo e interesses comuns.

“Aí, na medida em que criam vínculos, vão tentando manipular e exercem grande poder. Muitas vezes a pessoa não nota e, quando vê, em poucos anos já perdeu todo o patrimônio”, explica. “E para uma pessoa mais velha se recuperar do ponto de vista financeiro e psicológico é muito difícil. Tem situações que comprometem até a vida profissional das pessoas. Em um dos casos que conheci, a vítima perdeu tudo e foi para o interior. Há muitos casos de depressão também.”

Características às quais é preciso estar atento

Algumas características importantes e comuns para identificar manipuladores e evitar possíveis abusos financeiros e perda de patrimônio são elencadas no livro “O fenômeno Gaslighting” e citadas por Andréa Prates. Confira:


  • São bajuladores, têm um temperamento mais narcisista, esperando que as pessoas reconheçam que são especiais.
  • Tratam mal pessoas funcionários e pessoas com nível social inferior.
  • Conforme te conhecem, usam suas fraquezas contra você. 
  • São obcecadas pela própria imagem.
  • São muito temperamentais e impulsivas, podem fazer escândalos.
  • Embora se mostrem competentes, fortes e independentes, têm autoestima baixa.
  • Fingem ter empatia com as coisas, mas é algo mecânico, não verdadeiro.
  • Não assumem responsabilidade, culpam os outros.
  • Vão desgastando o parceiro com o tempo, pois ele precisa ceder sempre.
  • Mentem muito, por isso é preciso prestar atenção ao que fazem e não ao que falam.
  • No começo elogiam muito a pessoa, mas de repente começam a falar mal.
  • Buscam isolar o parceiro. 

Crimes sem registros

Segundo Andréa, essas características, em meio a um envolvimento afetivo, são complicadas de se lidar. “Você pensa onde foi parar a pessoa legal que conheceu. E começa a pensar que pode ter feito algo errado, ficando nas mãos dela”.

Ela explica que, geralmente, há muitos casos assim envolvendo homens mais velhos e carentes com mulheres mais novas. “Geralmente eles têm uma boa projeção social e situação financeira. E quando caem em si, ficam tão humilhados que não querem se expor. Você raramente vai achar registros de estelionato ou apropriação de bens nesses casos”. 

Como diminuir os riscos

Para diminuir os riscos de sofrer com a prática de gaslighting e passar por abusos financeiros é importante, além de conhecer o perfil de manipuladores, estar atento a algumas situações e padrões. Andréa sugere, por exemplo, uma pesquisa sobre a vida pregressa da pessoa nas redes sociais. “Pode haver um padrão de comportamento, que é, por exemplo, quando há casamento entre pessoas com um nível de patrimônio muito diferente e o parceiro manipulador sai com o patrimônio muito aumentado após o divórcio. Muitas vezes a pessoa já passou por isso em um casamento anterior e usa as mesmas táticas”.

Outra coisa é observar como tratam funcionários e a  relação com os filhos. “Conheço um caso em que a pessoa manipulava a vítima para fazer empréstimos em seu nome, caso contrário contaria para o filho que estava falido. Em outro caso, a vítima  casou-se com uma mulher bem mais jovem e favoreceu muito a filha dela com patrimônio. Há muitos meios de burlar a legislação.” 

Algo importante é não confiar rapidamente em alguém que não se conhece bem nem deixar que o patrimônio seja administrado por essa pessoa. “É da natureza humana confiar, mas acho que é sempre bom ouvir os filhos e outras pessoas. Porque quando você dá o patrimônio para ser administrado por outro, pode perder tudo. E essas pessoas, como são muito sedutoras, apelam muito para a parte sexual, que atinge em cheio quem está mais velho e carente.”, explica.
Apesar de boa parte dos casos partir de relacionamentos iniciados online, também é possível acontecer situações onde vítima e manipulador se conhecem fora das redes. “Em um dos casos que observei, eles se conheceram na igreja. É claro que as redes sociais facilitam, mas muitas pessoas não têm limites independente do cenário. Quem manipula acaba construindo patrimônios grandes abusando financeiramente das vítimas”, finaliza. 


Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Leia também:

Estelionato amoroso no mundo virtual: como evitar? 

Golpes financeiros: como diminuir os riscos 

6 atitudes simples para se prevenir contra fraudes 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: