O feriado que comemora a Independência do Brasil é amanhã, 7 de setembro. Apesar de ser uma oportunidade de folga no trabalho para boa parte dos brasileiros, quem tem contas a pagar deve estar pensando em como fica o funcionamento dos bancos na data. Mais que isso: como deve fazer para não pagar juros à toa.

Saiba que não haverá expediente bancário em todo o país no feriado. A informação é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O funcionamento dos bancos só voltará ao normal na quinta-feira, dia 8 de setembro. Porém, é possível pagar as contas através das áreas de autoatendimento. Elas ficarão disponíveis no dia 7 de setembro normalmente. E também através dos canais digitais das instituições. Ou seja, aplicativos e internet banking.

Senhor conferindo funcionamento dos bancos no feriadoFoto: Rocket Clips, inc./shutterstock

O funcionamento dos bancos afeta as contas que estão vencendo na data?

Outro questionamento comum referente à falta de expediente bancário está relacionado às contas de consumo. Aquelas que são correspondentes a serviços básicos. É o caso de água, energia e telefone. As que tiverem vencimento no feriado poderão ser pagas no dia seguinte, 8 de setembro, sem juros. 

Com relação a outros pagamentos, é normal que já venham com datas de vencimento ajustadas aos feriados. Se isso não ocorrer e não estiver constando nova data nos boletos, por exemplo, a recomendação é deixar o pagamento agendado através dos canais eletrônicos, caixas ou atendimento telefônico. 

Outra sugestão é antecipar em um dia útil o pagamento para que o funcionamento dos bancos não afete o valor das contas a serem pagas, havendo risco de pagar juros à toa.

Com relação aos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, os pagamentos podem ser registrados via Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um sistema que permite que os compromissos emitidos através de boletos de cobrança sejam recebidos eletronicamente e pagos por intermédio do banco autorizado.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também: 

Bancos digitais: o que são, vantagens e desvantagens 

Banco digital: tire suas dúvidas 

Pesquisa da CNI: Um a cada quatro não consegue pagar todas as contas 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: