Sabe aquelas frases que toda mãe diz? Seja para dar uma bronca, fazer uma recomendação ou cobrança, essas falas podem nos trazer muita frustração, mas no fundo, no fundo, todo mundo sabe: as mães têm razão!

Muito além de ensinar uma lição momentânea, as frases que toda mãe diz deveriam servir de aprendizados para vida toda. Inclusive, temos certeza de que, se você aplicar esses ensinamentos nas suas finanças pessoais, sua Longevidade Financeira vai estar garantida. Quer apostar?

Frases que toda mãe diz trazem ensinamentos valiosos para sua vida financeira

Crédito: AJR_photo/Shutterstock

Então, veja a seguir 5 frases que toda mãe diz e que você deveria aplicar na sua vida financeira:

  • “Leva um casaquinho”

Quando sua mãe te diz para levar um casaco, ela está querendo cuidar da sua saúde física. E ela está certíssima, afinal, ser saudável é um dos pilares da longevidade.

Além disso, é preciso observar o impacto das doenças na sua vida financeira. Segundo dados do Ministério da Saúde, a partir dos 60 anos de idade, nós gastamos com saúde 25% mais do que se gastou durante toda a vida.

Portanto, a prevenção às doenças é uma estratégia fundamental para você evitar e/ou reduzir gastos financeiros com a saúde, em especial à medida em que avançamos na idade.

Aliás, pensando nisso, o Instituto de Longevidade conta com benefícios exclusivos para seus membros: descontos em medicamentos. Inscreva-se e garanta o aquilíbrio entre cuidar da saúde e das finanças.

via GIPHY

  • “Você não é todo mundo”

Essa é uma das principais frases que toda mãe diz e não é á toa. Sabe aquele brinquedo da moda que todos os coleguinhas tinham e você não? Você pode até ter esperneado, feito birra, mas sua mãe, sabiamente, te deu aquele choque de realidade e, talvez, sua primeira lição de educação financeira: não é porque todo mundo tem determinado produto que você também precisa ter.

Todo gasto deve ser pautado nas suas necessidades e capacidade de pagamentos reais, não na dos outros. Ou seja, sempre que sentir vontade você pode até querer um “brinquedinho” novo, pense como a sua mãe: você realmente precisa e pode pagar por ele? Só abra a carteira se a resposta for sim para os dois requisitos.

via GIPHY

  • “Vou pensar no seu caso”

Mais uma integrante do rol de “frases que toda mãe diz” e mais uma grande lição financeira: antes de tomar uma decisão, tome o seu tempo, analise os cenários, pondere as possibilidades e só depois tome uma decisão. Isso vale tanto para a sua vida financeira, quanto para a carreira e a vida pessoal. Impulsividade não combina com longevidade.

via GIPHY

  • “Não é para fazer depois, é para fazer agora”

Quem nunca ouviu essa frase quando estava enrolando para fazer o dever de casa, lavar a louça do almoço ou arrumar os brinquedos? Na hora bate aquela preguiça, mas mais uma vez sua mãe estava certa: primeiro a obrigação e depois a diversão.

E assim também deve ser na sua vida financeira. É tanta coisa que não deve ser deixada para depois na gestão das suas finanças! Veja alguns exemplos:

via GIPHY

  • “Não aceite bebida de ninguém e, quando chegar, me liga”

Uma das maiores preocupações das mães é com a segurança de seus filhos, né? São tantas as recomendações que a gente recebe ao longo da vida para se manter em segurança que daria para fazer uma lista só com elas!

Ao recomendar que você não aceite bebida de ninguém, sua mãe estava usando a experiência de vida dela para antever possíveis situações que te colocariam em perigo. Leve essa lição para sua vida financeira, sempre analisando os riscos e tomando passos cautelosos.

Proteger-se de imprevistos é uma das “5 rodas da Longevidade Financeira”, método adotado pelo Instituto de Longevidade que traz diretrizes claras para você colocar em prática nas suas finanças pessoais.

via GIPHY


Coloque os conselhos da sua mãe em prática agora: faça o download da nossa planilha de finanças pessoas e organize-se!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Saúde financeira: saiba o que é e como essa conquista vai mudar sua vida

3 desafios para juntar dinheiro para quem tem dificuldade em economizar

Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: