Fazer um empréstimo consignado é uma decisão que envolve muitos fatores. A necessidade do dinheiro pode estar ligada a uma conta inesperada, quitar uma dívida ou um investimento necessário. Porém, o empréstimo não pode se tornar uma nova dívida e atrapalhar as suas finanças.


Se você não quer se engolido pelo empréstimo consignado e quer pagar tranquilo suas parcelas, confira as dicas a seguir.

Dicas para fazer um empréstimo consignado

Identifique a finalidade do empréstimo

Uma das vantagens de fazer um empréstimo consignado é que a liberação de crédito não depende de um uso específico do dinheiro. Porém, isso não significa que você deva contrair o crédito sem um destino certo para o montante.

Se você pensa em fazer um empréstimo consignado, existem alguns passos a serem tomados. O primeiro deles é saber exatamente qual o motivo pelo qual você está precisando desse dinheiro. A necessidade de um empréstimo dentro do seu orçamento financeiro deve ser exceção e não a regra.

Atenção! Se você não tem um objetivo claro para usar o dinheiro, é provável que suas economias estejam descontroladas. Contrair um empréstimo sem ter uma noção real do problema e como solucioná-lo pode piorar a situação.

Faça um diagnóstico financeiro

Coloque no papel uma lista com todos os seus gastos. Como por exemplo contas de energia, água, aluguel, prestações a vencer. Além disso, inclua a média mensal de gastos com alimentação, transporte, enfim, tudo o que sai do seu bolso.

Liste também quais são as suas fontes de renda. Se os gastos são iguais ou superam a sua renda, não será possível pagar a parcela do empréstimo e são grandes as chances de você se afundar ainda mais no orçamento financeiro.
Mãos de uma mulher idosa contando moedas. Em sua frente em uma calculadora e contas urgentes. Imagem para ilustrar a matéria sobre fazer um empréstimo consignado.Crédito: Oxanaso/Shutterstock

Pesquise as opções do mercado

O empréstimo financeiro é um produto que deve ser encarado como um bem material de alto valor. Quando vamos comprar um carro, por exemplo, não compramos o primeiro que vemos na vitrine da concessionária, certo? Primeiro pesquisamos as opções, quais as vantagens e desvantagens, os preços, as formas de pagamento e, claro, a credibilidade de quem vende aquele produto.

O mesmo deve ser feito com o empréstimo. Afinal, se você está precisando de crédito é para solucionar seu problema financeiro, não para cair em um golpe ou fazer um mau negócio.

Portanto, não contrate por impulso. Pesquise as opções de empréstimos disponíveis, confira as taxas e a idoneidade da instituição financeira escolhida. É preciso comparar não apenas os juros, mas também os valores de encargos, tarifas e outras despesas que podem estar inclusas no contrato.

Não contrate mais do que precisa

Muitas pessoas, na hora de contratar o crédito, acabam deixando uma “gordurinha” no valor total do empréstimo, seja para já aproveitar o processo burocrático que envolve a contratação ou para usar o valor extra com outras necessidades (que, aliás, às vezes nem são tão necessárias assim).

Especialistas em finanças alertam que este é um grande erro. Afinal, esse dinheiro “extra” não vem de graça, ele terá um custo para quem contrata o empréstimo. Além disso, o valor a mais também significa que sua margem consignável ficará comprometida por mais tempo. Ou seja, pode acontecer de você precisar de contratar outro empréstimo depois e não ter liberação para obter o crédito porque segue comprometido com o pagamento do empréstimo anterior.

Planeje o pagamento das parcelas

Segundo especialistas, a parcela de um empréstimo não deve superar em 1/3 a sua renda total mensal. Na modalidade de empréstimo consignado, a própria aprovação do crédito consignado depende da verificação da sua margem consignável, com limite de até 30% do seu salário ou benefício (durante a pandemia, o Banco Central elevou o limite para 35% do salário).

Sabendo quanto do seu orçamento estará comprometido com o pagamento das parcelas, você terá uma ideia mais clara de em quanto tempo poderá quitar o valor e quanto vai sobrar para pagar outras contas. Não caia na tentação de adquirir um crédito com juros mais baixos se você não tiver condições seguras para pagar todas as parcelas. O valor tem que estar dentro da sua realidade ou você correrá o risco de entrar em um círculo vicioso de contrair uma dívida para pagar outra.

Corte gastos e aumente sua renda

Como o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento, sua renda ficará automaticamente reduzida. Portanto, para balancear as contas, faça uma reflexão sobre quais gastos é possível cortar. Se você quer manter o padrão de vida, sem cortar gastos, será preciso aumentar a renda. Nesse caso, avalie também se há formas alternativas de ganhar mais dinheiro que ainda não estão sendo exploradas.


Se você precisa de um mair controle do dinheiro, é preciso de planejar. Baixe agora nossa planilha de planejamento financeiro e saiba como organizar suas finanças. É gratuito!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Superendividamento: especialistas ensinam a fugir e se preoteger das dívidas

Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: