Quem já precisou fazer mudança de casa sabe que o processo pode ser desgastante. Além do trabalho que é desmontar um lar e montar tudo de novo em outro lugar, mudar pode ser um custo alto.

Dentre os possíveis gastos para fazer uma mudança estão: caixas de papelão, plástico bolha, transporte (frete) e montagem de móveis. Isso sem falar nos custos para deixar a casa “no jeito”, como pintura, limpeza e verificação das instalações elétricas.

Portanto, quanto mais você conseguir economizar no processo, melhor. Com o dinheiro poupado poderá investir em itens para deixar sua casa nova ainda mais aconchegante, que tal?

Veja abaixo 6 dicas para economizar na hora de fazer mudança de casa:

  • Desapegue

A primeira dica para facilitar e conseguir economizar na mudança de casa é desapegar. Antes de colocar tudo o que tem em caixas, faça uma avaliação do que realmente merece ir para a casa nova.

Uma boa forma de saber o que fica e o que vai ser descartado é estabelecer critérios. Veja alguns:

- Ainda está na validade? Se não, pode jogar fora.

- Não usa há mais de seis meses ou até um ano? Provavelmente não usará mais, então, pode descartar.

- Está quebrado ou falta algo para funcionar? Se não for possível providenciar o conserto imediatamente, é alta a chance de que você continuará se utilizar aquilo.


  • Ressignifique objetos usados ou antigos

Alguns móveis e objetos que usamos podem não combinar ou mesmo caberem na casa nova. Mas isso não significa que eles devam ser automaticamente descartados. Avalie se é possível dar um nosso uso para eles, seja adequando a um novo espaço ou uma nova utilidade. Por exemplo: uma cadeira antiga pode ser renovada e utilizada como mesa de apoio.


  • Venda o que for possível

Dos móveis e objetos selecionados para descarte, aproveite aqueles em melhores condições para fazer uma renda extra. Você pode montar um bazar no estilo “garage sale”, aquelas vendas de garagem muito comuns entre as famílias estadunidenses.

Outra opção, é vender itens para colecionadores ou antiquários. Além disso, hoje em dia muitos sites são utilizados como classificados para venda de produtos, como o OLX e até mesmo o Facebook.


Empresas especializadas fazem serviço de mudança de casa

Empresas especializadas fazem serviço de mudança de casa

  • Programe-se

Programe para se mudar de casa com antecedência. Aproveite os dias que antecedem a mudança para acumular caixas de papelão reciclável que você pode encontrar de forma gratuita em supermercados.  Outro item a ser acumulado nesse período são jornais, que você deverá utilizar para embalar e proteger itens frágeis que possam quebrar no transporte.

Além disso, ao estabelecer um cronograma você pode fazer o maior uso possível dos mantimentos na casa antiga, deixando para comprar novos apenas quando já estiver na casa nova. Com isso, você vai poupar espaço nas caixas, podendo reduzir o número de viagens ou baratear o transporte.


  • Peça ajuda

Fazer mudança de casa é um bom momento para pedir aquela ajudinha dos amigos. Não hesite em pedir emprestada a carreta de um amigo ou a caminhonete de outro. Se tem um amigo mais forte, também pode pedir a ajuda dele para carregar móveis mais pesados. Com certeza eles irão entender, afinal todo mundo faz uma mudança vez ou outra, e você pode retribuir o auxílio com uma bebida refresca ao final do serviço, que tal?


  • Considere sim a contratação de mão de obra especializada

Fazer mudança de casa por conta própria pode ser interessante para economizar. Mas você pode correr o risco de se ver em uma situação daquelas em que “o barato sai caro”. Pesquise e faça orçamentos com empresas especializadas. Talvez o custo da contratação do serviço seja menor do que imaginava!


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? 

Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.



Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: