Para responder a essa pergunta, primeiramente é preciso eliminar qualquer dúvida sobre como funciona o empréstimo consignado. Oferecido a aposentados e pensionistas do INSS ou funcionários públicos, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal com taxas de juros bem abaixo das praticadas pelo mercado e prazos para pagamento mais longos. Por isso, é considerado uma das melhores opções para quem precisa de dinheiro com rapidez e segurança para quitar dívidas.

O valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Porém, o que pode ser uma facilidade, também pode trazer problemas se não for tratado com muita consciência. Para evitar o superendividamento, a legislação brasileira criou, como fator limitante, a margem consignável.

O que é margem consignável?

Por ser descontado antes mesmo que o salário chegue em sua conta, o valor do empréstimo não pode ultrapassar 35% da renda mensal do usuário. A medida visa evitar que as pessoas se endividem ainda mais.

Quando usar o empréstimo consignado para quitar dívidas?

Especialista em previdência e investimentos da MAG Investimentos, Hirbis Girolli explica que consumidores podem recorrer ao empréstimo consignado em alguns casos emergenciais. O pagamento de dívidas com taxas mais altas ou algum reparo emergencial em casa são alguns exemplos

“Tudo aquilo que fuja ao seu planejamento mensal, desde que as dívidas não comprometam mais de 20% de sua renda bruta total”, pontua.

quitar dívidas

Consignado é uma excelente opção para quem precisa quitar dívidas com o cartão de crédito. Foto: Shutterstock

No caso de dívidas com cheque-especial ou cartão de crédito, em que os juros são os maiores praticados no mercado, o consignado pode ser uma excelente saída. "Seus juros menores irão reduzir o valor final a ser pago”, avalia Girolli.

O empréstimo consignado também é indicado para quem está com restrição em seu CPF e pretende regularizá-lo. Diferentemente das outras modalidades de empréstimo, é possível contratar um consignado mesmo se você estiver negativado.

Mas se o seu objetivo for pagar as despesas do dia-a-dia, Girolli é enfático: “evite pegar um empréstimo consignado. Para esses casos, o mais indicado é rever seus gastos mensais e planejar de forma mais eficaz o seu orçamento”, conclui.

Situações mais indicadas para pegar um empréstimo consignado

  • para quitar dívidas com o cartão de crédito;
  • para quitar dívidas com o cheque especial;
  • para quitar dívidas qualquer dívida que possua taxa de juros mais alta;
  • para regularizar o seu CPF;
  • para a compra de medicamentos essenciais à sua saúde;
  • para uma reforma emergencial em casa.

Precisando de uma ajuda para organizar suas finanças pessoais? Preencha o formulário a seguir e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Longevidade Financeira, com ótimas dicas para você aproveitar!

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Compartilhe com seus amigos