O crédito consignado é comprovadamente a melhor opção para aposentados e pensionistas do INSS que necessitam de um empréstimo, seja qual for o motivo. E as razões para isso não são novidade: menores taxas de juros (1,80% ao mês), maior prazo para pagamento (até 84 meses) e débito automático na folha de pagamento, entre tantas outras.

Mas assim como acontece com qualquer empréstimo, o consignado também está sujeito a um limite máximo a que cada pessoa tem direito. E como saber qual o limite de cada um? É simples: o montante vai variar de acordo com questões como política interna da instituição financeira cedente e o perfil de cada cliente.

Crédito consignado: quanto é possível pedir emprestado?

De uma forma geral, quando buscamos um empréstimo, seja um consignado ou qualquer outra modalidade, alguns pontos são considerados pelas instituições: idade da pessoa, renda comprovada, restrição no nome, score bancário, histórico financeiro, garantias e patrimônio. Todas essas questões serão levadas em conta na hora de calcular limites, prazos e taxas.

No entanto, outra vantagem do crédito consignado é que sua liberação não depende de tanta burocracia, já que a instituição cedente possui mais garantias de que, por exemplo, não levará um calote do cliente. Para a liberação do consignado, o que vai valer é a capacidade que o cliente apresenta de arcar, ou não, com as parcelas mensais.

Fatores que interferem em quanto é possível pedir emprestado

Análise da renda mensal

Este é um dos pontos mais importantes na hora de definir quanto cada um pode pedir emprestado no crédito consignado. A comprovação é realizada por meio da apresentação do holerite à instituição cedente. Nesse contexto, alguns bancos podem oferecer como limite um valor 3x maior que o total de recebimentos mensais. Em alguns casos, o valor pode ser ainda maior, dependendo da política de crédito do banco.

Análise da margem consignável

Criada pelo Banco Central, a margem consignável estipula qual o percentual do benefício poderá ser comprometido com as parcelas do consignado, podendo chegar a 35% do valor líquido do seu benefício. É possível pegar mais de um empréstimo consignado, desde que a soma das parcelas mensais não ultrapasse o limite da margem. Ela também influencia na quantidade de parcelas.

Idade do tomador

Em geral, o crédito consignado pode ser requerido por pessoas com idade até 79 anos, 11 meses e 29 anos. Algumas instituições financeiras abrem exceções e podem aumentar a idade limite. Contudo, quanto maior for a idade do tomador, menor será o valor liberado e o prazo para parcelamento.

Isso acontece porque, de acordo com a Lei 1.046, a dívida de consignado se extingue com o falecimento do solicitante.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: