A Black Friday já virou uma tradição no calendário dos consumidores brasileiros. Comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, a festividade, que teve início nos Estados Unidos, chegou por aqui faz 8 anos e seus números mais recentes indicam que ela veio mesmo para ficar. Desde 2010, a Black Friday cresceu vinte vezes no Brasil e se tornou o maior evento de compras online.

Segundo estimativa divulgada no último dia 6 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, este ano a Black Friday deve render ao segmento o valor aproximado de R$ 2,5 bilhões, 18% a mais que em 2016. As promoções se iniciam à meia noite desta sexta e se estendem por todo o final de semana até o domingo. Neste período, a expectativa é que o mercado virtual receba 10 milhões de pedidos. E como de costume, os produtos mais buscados devem ser celulares, eletrônicos, itens de informática, moda e decoração.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal oficial da Black Friday, www.blackfriday.com.br, 59% dos consumidores pretendem gastar mais de mil reais este ano. O preço se mostrou o fator mais importante na hora de efetuar a compra, segundo 92% dos pesquisados. Em segundo e terceiro lugar estão confiança na loja, com 63%, e custo do frete, com 41%.

E como aproveitar ao máximo as promoções deste ano?

Para o especialista em varejo Haroldo Monteiro, o mais importante no momento da compra é o planejamento.

"O primeiro passo é ter em mente os itens que você precisa comprar e quanto você dispõe para gastar, para não exagerar nas compras e adquirir uma dívida que se tornará um problema futuro", comenta o especialista, que é coordenador do MBA Gestão Estratégica no Varejo no Ibmec/RJ. Monteiro explica que o processo de compra deve começar pelo menos três semanas antes da Black Friday com a pesquisa e o acompanhamento dos preços. "Vai anotando a variação de preços, pesquisando em vários sites, para na hora da promoção, ter a certeza se aquele produto está ou não mais barato e se a compra realmente compensar. Só compre se a oferta valer a pena", aconselha o coordenador.

Outro cuidado importante é com a idoneidade do site. Hoje em dia, é cada vez mais comum empresas fantasmas com sites atraentes para iludir clientes e aplicar golpes. Para não ter esse problema, é fundamental que o cliente pesquise se a empresa realmente existe, se possui endereço físico e telefone para contato em caso de algum problema na hora da compra ou no pós-venda.

E para garantir que a sua compra seja realizada sem maiores problemas, Monteiro lembra que é interessante realizar essas operações fora dos horários de pico, preferencialmente de madrugada, quando aparecem as melhores promoções.

Tudo pronto? Então, boas compras!

Compartilhe com seus amigos