Você tem dificuldade em cultivar um novo hábito? Até seria fácil se esse novo hábito fosse comer uma fatia de bolo todos os dias. Mas e se o objetivo for relacionado às finanças? Xi... aí “o bicho pega”, né? Pensando nisso, criamos um checklist de controle de hábitos para imprimir. Ele vai te ajudar no processo de cultivar boas práticas financeiras todos os meses. Leia mais e entenda a importância dessa ferramenta!

via GIPHY

Brasileiro tem dificuldade em manter boas práticas nas finanças

Se você tem dificuldades em cuidar bem da sua vida financeira, saiba que não está sozinho(a). Segundo levantamento realizado pela Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, pelo menos 56% das pessoas têm dificuldades em guardar dinheiro. Além disso, 50% têm dificuldade em fazer um planejamento financeiro. A pesquisa ouviu mais de 1,5 mil pessoas em janeiro de 2021.

Outra pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostrou que 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento. A maioria (25%) confia na memória para anotar despesas, mas há quem (20%) não faça nenhum registro dos ganhos e gastos e outros (2%) que deleguem a função.

Ou seja, além de ter dificuldade em poupar, o brasileiro não tem o costume de usar ferramentas úteis para ajudar no controle financeiro. E é isso que pretendemos mudar disponibilizando nosso checklist de controle de hábitos financeiros!

Ciência explica como cultivar hábitos

Ao longo da vida, criamos padrões comportamentais que são repetidos milhares de vezes. Quebrar esse ciclo, no caso de um hábito ruim, como fumar, pode ser difícil. Mas também pode ser difícil adquirir um novo hábito, mesmo sabendo que será positivo para você.

No livro “O poder do hábito”, o autor Charles Duhigg afirma que “os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço”. Além disso, ele aponta que um hábito é construído na medida em que temos a recompensa por ter executado determinada tarefa.

No livro, Duhigg explica que cientistas do Departamento de Ciência do Cérebro e Cognitiva do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, identificaram que o hábito é um ciclo com três etapas: gatilho, rotina e recompensa.

A primeira etapa tem gatilhos que acionam um comportamento. Em seguida, vem a rotina, com a repetição do comportamento. Por fim, ocorre a recompensa que motivou o início desse ciclo.

Controle de hábitos é ferramenta útil para mudar comportamento

Controle de hábitos é ferramenta útil para mudar comportamento

Pensando nisso, muitas ferramentas podem ser aplicadas para te ajudar a cultivar um novo hábito. Uma delas é o checklist, ou seja, uma lista com itens que você deverá assinalar.

O checklist pode ser usado de variadas formas, como, por exemplo, para controle de qualidade e estoque. No caso dos hábitos, você irá usá-lo para controlar a execução de tarefas que levem à manutenção do hábito. Dessa forma, irá listar todas as tarefas necessárias para atingir seu objetivo e, ao completar cada uma delas, irá sinalizar esse item.

O checklist de controle de hábitos traz vários benefícios, veja alguns:

  • Ter visualização daquilo que é preciso fazer. Quando você tem uma tarefa a cumprir e deixa a ideia só na cabeça acaba correndo o risco de se esquecer. Ter esse dever anotado facilita a lembrança e oficializa a necessidade de executar aquilo.
  • Além disso, por se tratar de uma lista, você pode se programar para executar as tarefas em uma sequência. Por exemplo: a cada semana você precisa dar “check”, ou seja, marcar como executada, pelo menos duas tarefas da sua lista. Ao final da semana, consulte seu controle e acompanhe seu desempenho. Se ficou abaixo da meta, é hora de rever as estratégias e se esforçar mais.
  • Com o registro do que foi feito e o que não foi feito, você terá, ao longo de alguns meses, o seu próprio “banco de dados”. A partir dali, poderá fazer uma leitura: quais foram as tarefas que mais conseguiu executar? E quais foram as que menos foram executadas? Com essa análise você poderá identificar e ter clareza de quais são seus pontos fortes e pontos fracos.
  • Motivação é outro benefício do checklist de controle de hábitos financeiros. Afinal, a cada tarefa executada você vai perceber seu avanço de forma visual, trazendo mais motivação para continuar mantendo os hábitos

Baixe grátis nosso checklist para controle de hábitos financeiros!

Viu só? Agora, é hora de botar a mão na massa e trazer novos comportamentos que vão te permitir conquistar a tão sonhada longevidade financeira.

Para facilitar, preparamos uma lista que vai te ajudar a monitorar os seus hábitos financeiros ao longo do mês. Baixe grátis, imprima e marque à medida que completar as tarefas propostas. Depois, compartilhe conosco como foi sua experiência!

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: