Existe um grande apelo ao comprar criptomoedas com cartão de crédito. Se um banco e a plataforma usada para transacionar os ativos digitais permitirem (nem todos o fazem), pode ser uma maneira rápida e fácil de pagar. Às vezes, o ímpeto disso é simplesmente uma reação de não querer mexer e esperar que uma transferência bancária ou outro método de pagamento seja processado.

Parece ser tentador sacar o cartão de crédito porque o Bitcoin acabou de cair para seu ponto mais baixo em 18 meses (de novo) e muitos pretendem comprá-los em queda. Porém, como os últimos meses nos mostraram, apressar as decisões de investimento raramente funciona bem. Mesmo que se consiga atingir o fundo do mercado e os preços não caiam ainda mais amanhã, os custos de usar seu cartão para a compra muitas vezes acabarão com qualquer economia.

Há uma série de custos extras e desvantagens de usar um cartão de crédito para comprar criptomoedas. Aqui estão três deles:

1. As taxas podem realmente aumentar, especialmente se o seu banco tratar isso como um adiantamento em dinheiro

Primeiramente, se alguma pessoa usar um cartão de crédito para comprar criptomoedas, poderá ser atingido por uma taxa dupla: tanto a bolsa quanto o banco podem cobrar. As taxas de troca de criptomoedas podem chegar a 5% em pagamentos com cartão de crédito. A maioria das exchanges permite que se deposite dinheiro por meio de transferência bancária gratuitamente, tornando-a uma opção muito mais econômica.

Além disso, muitos bancos tratam os depósitos de câmbio de criptomoedas como adiantamentos em dinheiro, que são uma maneira muito cara de sacar - geralmente há uma taxa de 3% a 5%. Na pior das hipóteses, o investidor poderá perder 10% de seu dinheiro em taxas antes mesmo de comprar qualquer criptomoeda. Isso sem considerar as taxas de juros. Ao contrário das transações normais com cartão de crédito, que não começam a acumular juros até a data de vencimento do extrato, alguns adiantamentos em dinheiro começam a acumular juros imediatamente. Como se isso não bastasse, a taxa de juros pode ser maior em um adiantamento em dinheiro do que sua taxa normal.

2. Pode não contar para as recompensas do cartão de crédito

Em segundo lugar, se há algum investimento que planeje para usar o cartão de crédito, visando comprar criptomoedas para se qualificar em uma oferta de bônus introdutória ou receber recompensas de gastos, é melhor que se repense novamente. Verifique os termos e condições para descobrir que tipo de pagamentos contam para essa oferta de bônus introdutória. Em muitos casos, as recompensas do cartão de crédito visam gastos reais, em vez de coisas que podem ser interpretadas como saques em dinheiro.

3. Emprestar dinheiro para gastar em um ativo de alto risco não é recomendado

Um dos principais fatores por trás do frenesi de criptomoedas do ano passado foi o medo de perder. À medida que as manchetes de aumentos dramáticos de preços milionários de criptomoedas se infiltravam na consciência popular, as pessoas sentiram que essa poderia ser sua chance de entrar na próxima grande novidade. Entretanto, algumas pessoas não tinham dinheiro de sobra e podem ter emprestado ou tirado dinheiro de outros objetivos financeiros para usar em investimentos em criptomoedas.

Por que usar cartão de crédito na compra de criptomoedas é uma má ideia?

Crédito: Pheelings media/shutterstock

O problema é que a criptomoeda é um ativo extremamente arriscado – muitas pessoas que compraram no ano passado agora estão submersas. Estar debaixo d'água é quando o investimento se desvaloriza tanto que agora vale menos do que se pagou originalmente por ele. A esperança é que o preço do Bitcoin eventualmente se recupere. Contudo, caso alguém tenha tomado dinheiro emprestado para fazer o investimento inicial, pode ser difícil esperar em breve essa queda nos preços.

A regra de ouro do investimento

A regra de ouro do investimento em criptomoedas é gastar apenas dinheiro que se pode perder. Isso significa fortalecer as bases financeiras, como pagar dívidas e criar um fundo de emergência antes de gastar um centavo em criptomoedas. Usar um cartão de crédito vai contra essa lógica. As criptomoedas são investimentos altamente voláteis; líder de mercado, o Bitcoin perdeu cerca de 70% desde novembro. Portanto, emprestar dinheiro para gastar em ativos de risco, poderá gerar pagamento de juros sobre um ativo que se desvalorizou sem garantia de que será recuperado.

Um plano melhor é pesquisar o potencial de longo prazo das criptomoedas e entenda os riscos envolvidos, fazendo um plano de investimento nesses criptoativos. Para isso, é importante olhar para o orçamento e ver quanto dinheiro se pode realmente poupar a cada mês.

Além disso, procurar por exchanges de criptomoedas que ofereçam depósitos gratuitos via transferência bancária é uma boa ideia. Desse modo, pode-se então considerar comprar Bitcoin automaticamente em uma data definida ou reservar algum dinheiro a cada mês e mantê-lo até que esteja pronto para investir. A ideia é que o investidor se posicione para se beneficiar, caso os preços subam, mas também que, em contrapartida, não enfrente um desastre financeiro se os preços caírem.


Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: