Saber como lidar com a inflação alta é algo que todo brasileiro precisa, afinal, a alta de preços corrói o poder de compra e deixa qualquer um mais pobre. Neste ano, até outubro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que serve de parâmetro para a inflação, está em 6,47%. A expectativa é que em 2023 seja de 4,8%. 

Quando se fala em inflação, se fala também em crédito mais alto. Ou seja, pegar financiamento fica mais complicado, assim como tomar empréstimo. Nesse cenário, as empresa investem menos e geram menos empregos. Ou seja, é um círculo negativo para a economia. Mas como lidar com a inflação alta? 

Separamos quatro sugestões que devem ser inseridas no dia a dia. Confira!

Lidar com a inflação alta requer estratégia

Foto: Andrey_Popov/Shutterstock

Lidar com a inflação alta requer calma 

Para começar é preciso ter calma. É natural que a alta de preços gere expectativa, ansiedade e medo, mas é preciso agir com tranquilidade para montar e seguir a melhor estrategia. Quem investe costuma perder a cabeça em cenários assim, e acaba até vendendo o que não deve e tendo prejuízo desnecessário. É preciso, portanto, separar o racional e o emocional.

Depois, é necessário rever as contas, tanto as fixas quanto as variáveis. Para lidar com a inflação alta, especialmente se sua receita não vem subindo na mesma proporção, é preciso cortar gastos desnecessários. Procure entender todas as suas contas e cheque se não é possível abrir mão de algumas delas. Certamente há algum serviço ou assinatura que você pode cortar ou substituir por algo mais barato. 

As contas variáveis também podem consumir boa parte das receitas. Quem é que não acaba exagerando em aplicativos como Ifood ou Uber de vez em quando? Prestar atenção nisso é fundamental. Em tempos de alta de preços vale, por exemplo, cozinhar mais em casa e fazer mais caminhadas quando possível. 

Estabeleça limites para uso do dinheiro

Outra sugestão importante é estabelecer limites para uso do dinheiro. Ou seja, dividir o orçamento em partes conforme a necessidade. Você pode separar um percentual para as contas fixas, outro para as variáveis e outro para guardar e/ou investir. 

E se a receita não estiver sendo suficiente, vale ir atrás de renda extra para complementar. Essa dica é válida em todos os cenários, afinal de contas, é preciso que sobre dinheiro para que você possa não apenas lidar melhor com a inflação alta, mas criar objetivos e metas.

Caso tenha dívidas,  é importante mapeá-las e tentar trocar as mais caras por mais baratas. Aproveite feirões para negociar. Você pode conseguir bons descontos. 

Aprenda a investir e tirar vantagem da inflação alta

Outro ponto importante em um cenário de alta de preços é saber investir. Isso porque é preciso que o dinheiro investido ganhe da inflação. Boa parte da população ainda deixa dinheiro na poupança, sem saber que está perdendo. Há muitos investimentos de baixo risco, destinados a investidores mais conservadores e que fazem com que o dinheiro não perca valor. 

Muitos investimentos também são atrelados ao IPCA. Ou seja, se a inflação sobe, os investimentos também são remunerados de forma crescente. Para lidar com a inflação alta é preciso buscar informação e montar uma estratégia. Dessa forma, você conseguirá se proteger enquanto o cenário não melhorar. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023 

Quem é rico no Brasil tem consciência da própria riqueza? 

Proteste dá 10 orientações para evitar a inadimplência e poupar 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: