A Educa Week ocorre em São Paulo entre os dias 10 e 16 de outubro. Trata-se do maior evento de educação da América Latina, com 90% de suas atividades abertas e gratuitas para professores e alunos de escolas públicas. A educação financeira deve ser um dos temas tratados. 

De acordo com Ismael Rocha, diretor acadêmico do Educa Week, eventos como esse permitem que se construam caminhos para que a educação financeira positiva e instrutiva possa ser implementada. 

“É necessário que a gente trabalhe com a relação de valor na educação básica, não de dinheiro. A barreira está na construção equivocada de que trabalhar educação financeira é fazer com que crianças e adolescentes que tenham esse aprendizado só pensarão em dinheiro, em acumular. É o contrário. Ensinar educação financeira é ensinar desde o início que cada um dos recursos que as pessoas possuem tem um determinado valor.”, explica. 

Homem checando programação da Educa Week no computador

Foto: Ground Picture/shutterstock

Educa Week terá programação híbrida

A Educa Week contará com a presença das maiores autoridades, gestores e ativistas brasileiros da área da educação. Também terá participantes internacionais como Rona Hu, da Stanford University, psiquiatra e consultora da série “Thirteen Reasons Why”.

O evento acontece em formato híbrido, em palcos presenciais e digitais, mas com transmissões em tempo real. Um dos destaques são os workshops gratuitos para professores. Eles acontecerão durante toda a semana, com a participação dos melhores educadores das escolas públicas e privadas. Serão compartilhadas práticas de sucesso que geraram mudanças reais no ambiente escolar.

“Os professores representam o elo mais frágil deste universo acadêmico. Porque é dada a eles uma responsabilidade muito maior do que efetivamente têm condições de gerir. Um professor trabalha 40 horas por semana. De que maneira vai conseguir absorver conhecimentos?”, questiona Rocha. “Um dos quadros importantes do evento é quando professores podem dividir metodologias de ensino, didáticas, o que tem sido feito de melhor”, explica.

No total, serão mais de 50 painéis ao vivo, presenciais e online, que acontecerão nos sete dias de evento. Muitas discussões relevantes no atual cenário da educação no país serão levantadas. Entre os temas:“Projetos inovadores de Educação utilizando o Esporte e Arte”, “Transformação digital nas escolas e o metaverso na educação” e “Os impactos do 5G e a importância das competências digitais na educação”. 

Evento quer derrubar barreiras e compartilhar soluções

“O Educa Week é o principal evento voltado à educação básica na América Latina. Ele trabalha com todos os elementos presentes no processo de educação e passa por estudantes, pais, gestores, professores, secretários de educação.”, diz Rocha.

“Em um evento assim é possível discutir os mais diferentes assuntos e isso se torna importante para encontrar caminhos e derrubar barreiras. Aponta, por exemplo, que a educação financeira é uma área que precisa ser desenvolvida dentro das escolas desde os pequenos até as crianças mais velhas.”, conclui.

Para acompanhar a programação completa do evento, basta acessar www.educaweek.com.br. 


Quer viver mais e melhor, inclusive do ponto de vista financeiro? Então baixe agora mesmo nosso Guia da Longevidade Financeira!

 


 Leia mais:

A Geração Z está passando por um estresse financeiro 

Com reforma da Previdência, brasileiros passam a poupar mais 

É melhor deixar herança ou seguro de vida? Entenda as diferenças

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: