Você está querendo comprar um carro, uma casa ou algum outro bem, mas não tem dinheiro suficiente nem para a entrada. Então surge a ideia de fazer um consórcio. Mas você sabe bem como funciona um consórcio? Vamos explicar!

Um consórcio é uma forma de adquirir um bem em um formato colaborativo. Ou seja, de forma simples de se entender, é quando várias pessoas que têm o mesmo objetivo de compra se reúnem e pagam uma parcela mensal. Dessa forma,  uma pessoa do grupo pode ser contemplada a cada vez (mensalmente por exemplo) com a aquisição. Enquanto isso, os outros membros aguardam a sua vez. Para administrar o grupo e as aquisições existe uma administradora, que é remunerada por isso.

Atualmente, as vendas de novas cotas de consórcio vêm crescendo. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), houve aumento de 12% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período em 2021. Também houve aumento de 16% no número de participantes ativos.

“Para fugir do endividamento crescente, que já registra o maior aumento da última década, os brasileiros sentem a necessidade de buscar alternativas que possibilitem a realização de seus sonhos sem ônus para as finanças familiares”, explica Fernando Lamounier, diretor executivo da Multimarcas Consórcios. 

É importante saber como funciona um consórcio na questão do tempo de aquisição do bem

Crédito: Min C Chiu/shutterstock

Como funciona um consórcio em termos de tempo de aquisição

Uma das questões que devem ser consideradas com relação a um consórcio é que não se sabe exatamente quando será possível adquirir o bem. Ou seja, se você adquirir um plano de 60 meses, pode ser contemplado tanto no começo quanto no final do plano. Tudo acontece por sorteio. Por essa razão, se a necessidade de ter o bem é rápida, um consórcio pode não ser a melhor opção. 

É possível, porém, dar o chamado “lance” para apressar a aquisição. Ou seja, você pode oferecer um valor que será abatido do preço final para liberar logo o seu bem. Desta forma, ao receber a carta de crédito para comprar o carro, moto, viagem, casa ou o que for, você terá que descontar o valor do lance. 

Diferenças a serem consideradas entre um consórcio e um financiamento

Com relação às diferenças a serem consideradas entre um consórcio e um financiamento, uma das primeiras é a questão da entrada. Normalmente há necessidade dela no primeiro caso e não no segundo. 

Além disso, um financiamento funciona como uma espécie de compra parcelada, acrescida de juros. Quando você financia um carro, por exemplo, já sai com ele da loja depois de pagar uma entrada e acertar uma quantidade determinada de parcelas por certo tempo. Essas parcelas já têm os juros acrescidos e algumas taxas. Em um cenário onde os juros estão altos (13,25% em 2022), financiar se tornou ainda mais caro.

Já no caso do consórcio, você não precisa dar entrada, mas também não sai com o bem. É preciso aguardar conforme explicamos. Não há juros, mas as parcelas são atualizadas de acordo com o valor do bem ou o IPCA, que considera a inflação. E existem as taxas relacionadas a administração, seguro do bem e fundo de reserva que devem ser consideradas. 

Pontos a avaliar

Agora que você sabe como funciona um consórcio, leve em consideração esses pontos antes de decidir se ele é a melhor opção no seu caso ou não: 

  • Avalie a sua necessidade de ter o bem logo. A contemplação em um consórcio pode demorar.No caso de consórcios de imóveis, há planos de 10, 15 anos por exemplo.
  • Se você pode esperar pelo bem, avalie se não vale mais a pena investir o dinheiro das parcelas pelo tempo em que pode esperar. Dessa forma você tende a ganhar mais e não terá que gastar com taxas. Isso só vale, porém, se você tiver disciplina para guardar o dinheiro.
  • Caso opte por um consórcio, escolha uma administradora conhecida no mercado.
  • Depois de entender como funciona um consórcio, cheque o valor da taxa de administração. Dentre as vantagens fornecidas por algumas administradoras para o segmento de imóveis, existem propostas. Entre elas, a redução  da taxa de administração até o período da contemplação.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

 

Como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem? 

Juros altos: entenda como você pode perder ou ganhar com eles 

Como aproveitar a alta dos juros para investir com pouco risco 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: