Provavelmente você já foi bombardeado uma série de vezes com o oferecimento de cartões de estabelecimentos comerciais. Desde supermercados, até lojas de departamento e postos de gasolina, todos oferecem um cartão de loja que parece estar cheio de vantagens. Mas será que é isso mesmo? O que você precisa considerar para ver se vale a pena fazer? 

Para começar, de acordo com a Proteste, é preciso avaliar os custos do cartão de loja. “O ideal é que o cartão seja sem anuidade e o que deve pesar na conta é se, de fato, você faz compras frequentes no estabelecimento e tem boas vantagens ao contratar o produto”, diz a Fundação em seu site.

Normalmente, os cartões de loja são oferecidos com muitos potenciais benefícios, como a possibilidade de parcelar (especialmente para quem não tem outro cartão), obter descontos e até participar de sorteios. Porém, é preciso prestar atenção na questão dos juros (que podem ser altos para quem não paga a fatura inteira) e na anuidade. Alguns lugares condicionam a anuidade gratuita a compras mensais. 

Homem ao telefone usando cartão de loja

Crédito:Oliver OMG/shutterstock

Evite o pagamento mínimo e cuidado para não ficar com muitos cartões

O pagamento mínimo, aliás, deve ser evitado sempre. Ele é o principal responsável pelo endividamento em cartões de crédito. Isso porque os juros, aplicados com taxas que podem facilmente ultrapassar 300% ao ano, irão incidir sobre o montante não pago.

Outro ponto importante é que se você já tem um cartão de crédito, vale pensar se realmente precisa de um ou mais cartões de lojas. “Muitas pessoas costumam fazer vários cartões de crédito de diferentes instituições ou empresas, e, se o consumidor em questão for do tipo que gasta desenfreadamente, isso pode ser um problema, pois conforme ele vai ultrapassando o limite de um cartão, ele vai utilizando os outros, e só perceberá o estrago no outro mês, quando as faturas chegarem”, explica o educador financeiro Tiago Cespe, fundador da Cespe Educação Financeira.

O que avaliar ao fazer um cartão de loja

  • Cheque se o cartão realmente tem benefícios e se você costuma de fato comprar frequentemente no estabelecimento. 
  • Veja como a anuidade é cobrada. Alguns condicionam a gratuidade a compras mensais. Ou, ainda, a anuidade passa a ser cobrada se o cartão for usado fora do estabelecimento. Isso é possível em muitos casos.
  • Não fique fidelizado a um lugar apenas por causa do cartão. Você corre o risco de pagar mais caro sem se dar conta.
  • Cheque as tarifas e os juros cobrados no caso de atraso de fatura ou pagamento mínimo. Em alguns casos, elas podem ser ainda maiores que as dos cartões tradicionais.
  • Fique atento a taxas cobradas pela atualização, como tarifas de manutenção e seguros. Podem ser valores pequenos, mas ao final de um ano, por exemplo, somam uma quantia considerável.
  • Muitas vezes não dá para pagar pela internet, sendo preciso ir até a loja. Naturalmente, a intenção do estabelecimento é fazer com que você compre mais, mesmo sem precisar. 

Precisa planejar melhor as finanças? Baixe a nossa planilha de planejamento financeiro!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem?

O que levar em conta ao contratar um empréstimo consignado 

Como consumir menos: 9 segredos para ajudar você 




Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: