De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que a tarifa de energia elétrica suba, em média, 5,6% no próximo ano. A projeção foi apresentada para o governo de transição, na última quarta-feira. Na reunião, além da projeção do reajuste, outros temas relevantes foram abordados

A Aneel estima que:

  • 7 distribuidoras tenham reajuste superior a 10%;

  • 15 distribuidoras tenham reajuste entre 5% e 10%;

  • 17 distribuidoras tenham reajuste entre 0% e 5%;

  • 13 distribuidoras tenham reajuste inferior a 0%.

Uma conta de energia com o valor de R$261,90 a pagar. Imagem para ilustrar a matéria sobre tarifa de energia elétrica. Crédito: Rafapress/shutterstock

Além da tarifa de energia elétrica, outros pontos foram discutidos

Durante a apresentação do relatório, com a equipe de transição, a Aneel destacou que o percentual do reajuste da tarifa de energia elétrica depende de circunstâncias que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários. O que significa dizer que os valores ainda podem ser alterados. 

Na reunião com o grupo de Minas e Energia, além da estimativa do reajuste para 2023 outros temas foram abordados. A evolução das tarifas, abertura do mercado livre, questões que envolvem a tarifa social, qualidade do serviço, satisfação do usuário e universalização foram pontos discutidos no encontro.

Segundo a agência, “a Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”.


Para ter um bom planejamento do seus gastos atuais e dos futuros, é preciso conhecer a melhor forma de cuidar do seu dinheiro. Baixe a Planilha de Planejamento Financeiro e descubra como equilibrar as suas finanças.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Número de trabalhadores com 70 anos ou mais cresce no Brasil

Lidar com a inflação alta é possível: confira sugestões para aplicar no dia a dia

Renda extra em 2023: confira sugestões para colocar em prática

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: