O setor de varejo conta com perspectivas melhores dos analistas para o segundo semestre do ano. Isso deve resultar de uma junção de fatores. Entre eles, mais dinheiro circulando na economia, mais datas comerciais (como Black Friday, Dia das Crianças, Natal e Copa do Mundo) e, além disso, a chegada da tecnologia 5G no mercado de telefonia celular. 

Esse cenário é considerado positivo especialmente porque o último trimestre deixou a desejar. Os reflexos da pandemia somados a uma taxa de juros alta e inflação têm dificultado as compras dos brasileiros. Especialmente quando se tratam de itens de maior valor e que dependem de crédito.

Sem contar que boa parte das famílias estão endividadas. De acordo uma pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, o Brasil registrou em maio deste ano o número de 66,6 milhões de inadimplentes. É o maior número desde que a pesquisa começou, em 2016.

Setor de varejo tem perspectivas melhores para segundo semestre

Foto: Jacob Lung/shutterstock

Setor de varejo divulga resultados e expectativas

Os balanços relacionados ao setor de varejo no segundo trimestre do ano vêm mostrando retração se comparados aos de anos anteriores. A Magazine Luiza, por exemplo, ficou com um estoque maior que o desejado no primeiro semestre. Em conferência com os investidores, a empresa explicou que se prepara para ganhar mercado. A perspectiva é de aumentar as vendas no segundo semestre.

As datas comemorativas dos eventos do segundo semestre também foram citadas pelas Americanas como um ponto de confiança para a empresa vender mais. E no caso das Casas Bahia e Ponto Frio, o presidente da Via (que é dona de ambas as marcas) disse ao Estadão/Broadcast que estão programados para o final do ano. 

Para ele, o pagamento de um maior valor do Auxílio Brasil já deve ter impacto nas vendas do setor de varejo no terceiro trimestre do ano. No caso do Auxílio Emergencial recebido durante a pandemia, as primeiras parcelas recebidas foram destinadas em boa parte para o pagamento das dívidas e consumo de itens essenciais.

É importante lembrar que, especialmente em épocas como a atual, consumir de forma consciente é fundamental para cuidar bem do orçamento e não entrar em dívidas desnecessárias. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

 


Leia também:

Mesmo com a deflação, alimentos continuam com alta nos preços 

70% dos endividados no Brasil são mulheres, conforme levantamento

Gastar menos dinheiro é possível: saiba como 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: