Se você está aguardando a restituição do IR (Imposto de Renda), saiba que a Receita Federal abrirá consulta ao 4º lote de pagamentos na próxima quarta-feira, 24 de agosto. Trata-se do penúltimo lote de restituição referente à declaração enviada neste ano. O pagamento deve acontecer em 31 de agosto.

Até agora, 13 milhões de contribuintes receberam restituição do IR nos primeiros três lotes. Eles foram pagos em maio, junho e julho. A soma dos valores é de R$ 18,9 bilhões. Os primeiros pagamentos consideraram a data de entrega da declaração e também os públicos prioritários, como idosos e contribuintes com doenças graves.

Pessoa recebeu restituição do IR e sacou

Foto: Lais Monteiro/shutterstock

Como consultar se você vai receber a restituição do IR no próximo lote

Para consultar se a sua restituição do IR estará presente no próximo lote de pagamento, basta acessar a página da Receita Federal. Aí é só clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”.

No portal e-CAC também dá para fazer a consulta. Nesse caso, é preciso clicar em “Entrar com gov.br”, informar o CPF e a senha. Na área “Serviços em destaque”, é só clicar em “Meu Imposto de Renda” e ter acesso às informações.

Saiba o que fazer com a restituição

Se você vai receber um dinheiro extra por meio da restituição do IR, vale aproveitar para fazer o melhor uso possível dele. De acordo com Querli Tolfo, facilitadora em Gestão de Finanças Pessoais do time de Educação do Ailos, o primeiro uso deveria ser a quitação de dívidas. E se houver sobra, investir o dinheiro é sempre uma boa alternativa. 

Quem ainda não tem uma reserva de emergência, por exemplo, pode aproveitar a oportunidade para começar uma. “Estamos em um cenário econômico com altas taxas de juros, o que valoriza muito os investimentos em renda fixa que, além da remuneração, preservam o patrimônio financeiro das pessoas. Ela é a queridinha do momento”, explica Nayara Reichert, especialista em Investimentos do Ailos.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Receita Federal alerta sobre novo golpe da restituição 

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: