As empresas poderão voltar a adotar medidas de redução de jornada ou de salário, além da suspensão de contratos dos trabalhadores. Segundo o Governo Federal informou nesta quinta-feira (25), o programa que permite as alterações será reeditado e deverá voltar vigorar em breve. A data exata ainda não foi comunicada.

O programa é denominado Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm). O governo estima que o BEm tenha ajudado na manutenção de cerca de 10 milhões de empregos em 2020.

Para custear o benefício, o governo adiou o pagamento do abono salarial que seria feito no segundo semestre deste ano. Com esta medida, o governo estimou a economia de até R$ 7,6 milhões. Agora, esse valor deve ser utilizado para pagamento do BEm.

BEm permite redução de jornada ou de salário com auxílio do Governo

Ao aderir ao BEm, o empregado passa a receber do governo um valor calculado a partir do que ele teria direito de receber como seguro-desemprego, com base na média dos três últimos salários.

Além disso, o programa prevê estabilidade para o trabalhador. Quem recebe o Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda deve permanecer empregado durante o tempo de vigência dos acordos e pelo mesmo tempo após o fim do acordo.

Ou seja, quem tem uma redução de jornada de 90 dias, deverá permanecer no emprego por, no mínimo, mais 90 dias após o fim da redução de jornada ou de salário.  O empregador que não cumprir a estabilidade deve pagar todos os direitos ao trabalhador, além de multas.

Em caso de demissão, o recebimento do BEm não pode ser descontado do seguro-desemprego ao qual o trabalhador tenha direito.


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para se diferenciar, que tal aproveitar nossos cursos de qualificação? São mais de 300 opções on-line e gratuitas! Clique aqui para conferir.


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: