Uma decisão do Tesouro Nacional possibilita que cidadãos realizem o pagamento de taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. O procedimento será realizado por meio da plataforma digital PagTesouro.

A mudança também beneficia turistas estrangeiros em visita ao Brasil, que poderão quitar taxas utilizando o cartão de crédito antes de retornarem aos países de origem.

PagTesouro permite pagamento de taxas federais com cartão de crédito

PagTesouro permite pagamento de taxas federais com cartão de crédito. Foto: fizkes / Shutterstock

Outra grande vantagem do uso do PagTesouro é a rapidez, que permite a compensação instantânea. Com isso, a entidade pública pode confirmar quase que em tempo real o recolhimento da taxa, da contribuição ou do serviço. A plataforma dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Desde o ano passado, os contribuintes já podem contar com uma série de inovações disponibilizadas pelo Tesouro, como o uso do Pix para o pagamento da Conta Única do Tesouro.

Órgão como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA), o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando do Exército já aceitam o pagamento por meio do Pix.


Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

IR 2021: como declarar se você teve suspensão de contrato de trabalho ou redução de jornada

Caixa atualiza dados cadastrais do aplicativo Caixa Tem, usado para receber auxílio emergencial

Golpes na internet: idosa vítima de falso perfil leva golpe e perde R$ 450 mil

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: