Um novo pacote de concessão de crédito para microempresários e pequenas e médias empresas está sendo preparado pelo Ministério da Economia. O programa de linha de crédito para microempresas tem o objetivo de dar suporte financeiro à categoria.

Durante a pandemia do Covid-19, o setor foi o mais afetado pela crise financeira e falta de crédito. Como responde pela maior parte dos empregos no país, a proposta da linha de crédito para microempresas é disponibilizar até R$ 100 bilhões em empréstimos.

Uma mão masculina segurando notas de dinheiro. Ao fundo, moedas. Imagem para ilustrar a matéria sobre linha de crédito para microempresas.

Crédito: Rafastockbr/shutterstock

Como o programa de linha de crédito para microempresas irá funcionar?

O projeto prevê que as linhas de crédito criadas durante a pandemia sejam “relançadas”. Iniciativas como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que se tornou permanente, e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) são exemplos de projetos que voltarão a acontecer. Ambos têm garantia do Tesouro Nacional.

De acordo com integrantes do ministério, a proposta é prorrogar a permanência do dinheiro alocado nos fundos garantidores durante a pandemia. A quantia dedicada deveria começar a voltar aos cofres do Tesouro Nacional. No entanto, pela proposta, isso seria adiado. Dessa maneiro, seria possível dar fôlego ao financiamento.

O projeto, com toda a sua estratégia financeira, será uma medida provisória. Ele deve ser enviado pela Casa Civil ao Congresso Nacional logo após o Carnaval.

Linha de crédito para MEI

A Caixa Econômica Federal também está preparando uma linha de microcrédito para MEI. O propósito é conceder empréstimo para microempresários e trabalhadores informais. Os financiamentos, de pequeno valor, irão auxiliar o público do antigo Auxílio Emergencial.

O Sebrae também deve contribuir com o projeto. A ideia é que a empresa entre com um aporte de R$ 600 milhões no Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Ele serve de garantia em empréstimos bancários para o segmento.

Decidir se um empréstimo é necessário depende de muito planejamento. Faça o teste abaixo e descubra se você está preparado para adquirir um.

Você está preparado para pegar um empréstimo?

Faça o teste e descubra se você tem os conhecimentos necessários para pegar um empréstimo e não se afundar nas dívidas

Imposto de Renda do MEI: entenda como fazer e não cometa erros

Empreender com pouco dinheiro: quais os primeiros passos?

Aposentado pode ser autônomo, MEI ou abrir empresa? Veja os direitos e deveres

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: