A inflação dos 50+ superou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses até maio. Enquanto o IPCA registra alta de 3,9%, a inflação dos 50+ foi de 4,3% no período. O grupo Vestuário foi o que mais registrou aumento de preços: 11,2% em 12 meses. Depois, vieram Saúde e Cuidados Pessoais (11%) e Educação (8,3%).

O IPCA é usado para medir o aumento de preços no País. Já o IPCA 50+ mede o aumento de preços para as famílias chefiadas por pessoas que têm 50 anos ou mais. Nesse caso, a diferença mostra que o dinheiro perdeu mais valor no período para as famílias dos longevos.

Desde janeiro de 2020, a série do IPCA é divulgada com pesos da nova Pesquisa de Orçamento Familiar, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Se considerado o período retroativo, o IPCA50+ esteve  geralmente abaixo do IPCA até maio deste ano. Depois, passou a ficar acima do outro índice.

Inflação dos 50+ fez longevos perderem ainda mais dinheiro

Foto: Jirsak/Shutterstock

Inflação dos 50+ considera hábitos de consumo diferenciados

A medição da inflação dos 50+ é feita através do IPCA50 +, uma derivação do IPCA que dá uma ponderação diferente para itens da cesta de consumo utilizada pelas famílias dos longevos. 

Isso porque os hábitos de consumo das famílias cujo chefe tem 50 anos ou mais de idade são diferentes dos da população considerada pelo IPCA. Eles se concentram relativamente mais nos grupos “Saúde”, “Transportes”, “Comunicação” e “Artigos de residência”. Por outro lado, essa parcela da população despende relativamente menos em “Habitação”, “Educação”, “Alimentação” e “Despesas pessoais”.

A população com 50 anos ou mais no Brasil cresceu 35% nos últimos 10 anos. Já a população com menos de 50 anos cresceu apenas 1% no período. O aumento do número de longevos no País traz a necessidade de índices como o IPCA50+. Eles são essenciais para entendimento do padrão de consumo desse grupo em crescimento.


Quer contar com vários benefícios, garantir descontos em medicamentos e proteção financeira para a família? Basta se associar ao Programa de Benefícios ViverMais.  





Leia também:

Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso 

Detox financeiro: 5 trocas que você pode fazer para economizar

Inflação dos aposentados em maio é de 0,28% 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: