A Organização das Nações Unidas (ONU) no início de outubro alertou que tempos econômicos difíceis podem estar por vir, isso porque na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) a entidade fez soar o alarme de uma provável futura recessão global.

Segundo as palavras de representantes da organização, paira sobre o ar uma iminente crise econômica que poderia ser pior até do que a que experimentamos em 2009. Além disso, no encontro, foi pedido aos líderes globais que mudem de direção agora para evitar um desastre financeiro mundial ainda maior.

No entanto, o que vamos tratar aqui nesse artigo não são os aspectos macros dessas mudanças e sim, como eles irão refletir nas finanças pessoais da maioria das pessoas.

Como preparar suas finanças diante do alerta da ONU de uma recessão?

Crédito: PERO studio/shutterstock

Nessa perspectiva, os aumentos das taxas de juros deverão ter um impacto descomunal sobre as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Aumentar as taxas torna a vida mais difícil para aqueles que carregam dívidas, onde quer que vivam no mundo. Portanto, ao invés de aumentar ainda mais as taxas, a ONU quer que organizações encontrem outras maneiras de conter a inflação.

Os últimos anos foram extraordinários para os padrões de qualquer pessoa. Assim que deixamos o pior da pandemia e os fechamentos relacionados para trás, veio a inflação altíssima e ainda mais pressão sobre nossos saldos bancários. Se o orçamento já está apertado, a ideia de se preparar para uma recessão pode parecer impossível.

Para se ter uma ideia, um levantamento do Bankrate mostrou que cerca de um terço das pessoas estão sofrendo do que o estudo chama de "fadiga da recessão”. Contudo, é preciso dizer que, embora a situação esteja ruim para a maioria, existem maneiras de lidar com esse momento de um jeito mais equilibrado financeiramente, como por exemplo, acumular economias de emergência.

Especialistas financeiros de diversos lugares recomendam colocar de lado três a seis meses de despesas de subsistência para cobrir imprevistos financeiros. Se ocorrer uma recessão, há uma chance de muitas pessoas perderem seus empregos. Caso isso ocorra, ter dinheiro extra em uma conta poupança acessível pode ajudar a cobrir o aluguel e contas enquanto procura-se uma nova ocupação.

Por outro lado, se economizar três meses de despesas parece ser uma perspectiva pouco provável, o importante é economizar o que puder e fora isso, pagar as dívidas, tentando não assumir mais nenhuma.

A atual situação econômica mostra que infelizmente, as pessoas estão contraindo cada vez mais dívidas para acompanhar o aumento dos preços. Em contrapartida, as taxas mais altas significam que se pode pagar juros elevados em quaisquer empréstimos ou saldos de cartão de crédito. Portanto, se a situação financeira piorar, qualquer pagamento mensal da dívida consumirá o dinheiro disponível.

Como preparar suas finanças diante do alerta da ONU de uma recessão?

Crédito: SrideeStudio/shutterstock

Para isso, o primeiro passo para os devedores de cartão de crédito é descobrir como irão pagá-la. Uma solução é se concentrar nos saldos menores primeiros para obter um impulso psicológico quando os quitar e com isso, poder colocar todo o seu dinheiro extra em saldos com taxas de juros mais altas. Outra dica é se o valor que dever parecer extremamente alto, tente dividi-lo em metas alcançáveis, isso pode facilitar bastante o modo de organização orçamentária.

Ademais, não espere estar em uma situação difícil para se reconectar com antigos colegas. É muito melhor entrar em contato com potenciais contatos de trabalho agora, enquanto o mercado de trabalho está saudável, do que fazê-lo quando realmente for precisar de ajuda, também é um bom momento para revisar seu currículo e ver se há alguma habilidade profissional que possa melhorar. Há uma série de cursos on-line, livros e recursos disponíveis e isso mostra a um empregador em potencial que você deseja aprender coisas novas.

A perspectiva de uma recessão pode ser assustadora, mas vale lembrar que elas fazem parte do ciclo econômico e não duram para sempre. Quaisquer medidas que se possa adotar hoje tornarão mais fáceis os obstáculos que se deverá enfrentar nessa tempestade, especialmente caso possa ganhar algum dinheiro guardado enquanto o mercado de trabalho estiver forte. Mesmo que não se consiga construir um grande fundo de emergência ou pagar todas as suas dívidas, cada real economizado conta.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: