Em 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, criou a bandeira tarifária Escassez Hídrica. Ela foi criada como uma estratégia para lidar com a falta de água nos reservatórios do país, sendo uma das mais recentes bandeiras tarifárias criadas. 

Ela foi implementada quando, em agosto, a situação piorou por conta da crise hídrica. Com isso, a conta de luz ficou ainda mais cara. 

Ficando vigente por muitos meses, em abril de 2022 a bandeira Escassez Hídrica foi encerrada. Deixando, assim, a conta de energia menos cara. Em junho, a bandeira verde foi acionada, o que faz com que não haja cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

O sistema das bandeiras tarifárias para cobrar cotas adicionais às contas de luz foi criado em 2015 pela Aneel. Seu objetivo é repor gastos extras do governo federal com a utilização de usinas termelétricas em períodos de pouca chuva. Também são levados em conta outras questões, como aumento de demanda e alta no dólar.

Classificadas pelas cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras são definidas a cada mês pela Aneel, indicando se haverá ou não acréscimo no valor da conta de luz. Com exceção de Roraima e do Amazonas, todos os demais estados brasileiros adotam o sistema.

Nos quatro primeiros meses de 2021, a agência reguladora manteve a bandeira tarifária amarela, que significou uma cobrança extra de R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos. Depois, em julho, a bandeira tarifária passou para a vermelha patamar dois, o que significou um custo de R$9,49 para cada 100kWh consumidos.

De acordo com informações no site da Aneel, maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis. "Junho iniciou-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano. O que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas", informou a Aneel em seu site, no ano passado. 

A ideia da bandeiras tarifárias não é cobrar mais dos usuários, mas indicar quando é a hora de economizar. Por isso, ao final de cada mês, a agência divulga qual bandeira tarifária será adotada no mês seguinte.

E para ajudar você nessa importante missão de economizar mais e gastar bem o seu dinheiro, listamos abaixo uma série de medidas que podem ajudar você a diminuir sua conta de luz. Veja quais são e aproveite!

Bandeiras tarifárias: 11 dicas para reduzir sua conta de luz

1.

Se você utiliza chuveiros elétricos em sua casa, a primeira medida a ser adotada é reduzir o tempo de banho. Isso também ajudará na economia de água.

2.

Você também pode optar por utilizar o chuveiro elétrico em uma temperatura mais baixa, o que irá impactar positivamente no consumo de energia da sua casa.

3.

Quando for pegar algo na geladeira, tente deixá-la com a porta aberta apenas pelo tempo suficiente para se servir.

4.

Sabe aqueles aparelhos elétricos que você usa pouco? Eles não precisam ficar ligados o tempo todo na tomada. Estudos mostram que equipamentos em stand-by podem representar até 12% do valor da sua conta de luz. O mesmo vale para carregadores de celular, tablet ou notebook, quando fora de uso.


Bandeiras tarifárias: veja como economizar na conta de luz desligando equipamentos da tomada Foto: rtbilder / Shutterstock

Crédito: rtbilder / Shutterstock.

5.

Substitua as lâmpadas incandescentes pelas de LED. Essas últimas podem representar uma economia de até 70% na sua conta de luz, além de durarem muito mais e de não emitirem tanto calor.

6.

Mas se mesmo assim você optar pelo uso das lâmpadas incandescentes na sua casa, tente deixá-las acesas somente pelo tempo necessário.

7.

Aproveite ao máximo a luz do dia para reduzir o uso de lâmpadas. Tente deixar as janelas bem abertas para entrar claridade. A maior circulação de ar também ajudará a tornar o ambiente mais agradável, diminuindo a necessidade do uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.

8.

E por falar em aparelhos de ar condicionado, ao ligá-los, mantenha sempre as portas e janelas do cômodo fechadas. O uso de cortinas do tipo blecaute e de películas nos vidros das janelas também diminui a passagem de calor para o interior do cômodo.

9.

Sempre que comprar um eletrodoméstico ou aparelhos eletrônicos, opte pelos que possuem o selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Eles indicam quais aparelhos apresentam melhor desempenho quando o assunto é consumo de energia.

10.

Utilize com moderação aparelhos que consomem mais energia elétrica, como máquinas de lavar e ferros de passar. Em vez de usar esses aparelhos com pequenas quantidades, experimente juntar mais peças para um único uso semanal.

11.

Você também pode pensar em instalar um sistema de energia solar na sua casa ou no seu condomínio. Inicialmente com um custo muito elevado, esses sistemas hoje já são oferecidos por valores um pouco mais acessíveis. Além de uma economia de até 98% na sua conta de luz, o sistema também apresenta outras vantagens, como tempo de vida útil de até 25 anos.

Adotando pelo menos algumas dessas medidas, ficará mais fácil diminuir o valor da sua conta de luz, independentemente da bandeira tarifária que estiver em vigor.


A maneira como cada pessoa lida com o dinheiro é muito particular. As escolhas na hora de gastar demonstram perfis econômicos diversos. Faça o teste e descubra seu perfil!

Leia também:

Tarifa Social de Energia Elétrica dá desconto na conta de luz; veja como se inscrever

Faça a alta da taxa de juros trabalhar a seu favor

Para onde vão os impostos que você paga? Confira!

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: