Um reajuste de preço do diesel foi anunciado pela Petrobras. Com um aumento de 8,87% a mudança será de 40 centavos no litro do combustível. A alteração de preço, nas refinarias, começa a partir da terça-feira, dia 10 de maio.

O último aumento do diesel aconteceu há menos de dois meses. Em março, o valor do combustível ficou 90 centavos mais caro. Para o mês de maio, o preço de refino vai de R$ 4,51 para R$ 4,91.

Como o aumento do diesel impacta o seu bolso?

Com a alteração de preço, o consumidor final, como caminhoneiros, transportadores de passageiros em coletivos, começará a pagar o reajuste repassado. Ou seja, as empresas que usam o diesel como principal combustível precisarão repassar o aumento do valor de compra. Assim o consumidor final passa a pagar mais caro na compra ou uso do serviço.

Ainda que o impacto não seja alto no momento, a longo prazo será possível sentir o peso do repasse nos preços.

Além disso, o diesel é um combustível muito usado na produção agrícola. Isso significa dizer que poderá haver aumento no preço dos produtos e serviços da categoria.

Importar lembrar, também, que o preço da passagem pode ser diretamente impactado com o reajuste, já que os ônibus nacionais são movidos a diesel.
Um ônibus, visto internamente. O valor da passagem do ônibus possivelmente aumentará devido o reajuste no preço do diesel. Crédito: Vergani Fotografia/shutterstock

Planejamento é fundamental  

No momento atual, com aumento nos preços e alta na inflação, o planejamento financeiro é fundamental. Por isso, o Instituto de Longevidade MAG conta com uma planilha exclusiva para te ajudar a controlar os gastos e ganhos.

Clique abaixo e comece a planejar as suas finanças hoje.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Mudança nos benefícios do INSS: Medida Provisória prevê alterações em aprovações e cursos

Taxa de desemprego no Brasil está entre as 10 maiores do mundo

Recorde de endividamento: por que brasileiros não conseguem sair do vermelho?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: