Sempre que um novo ano começa é natural que muitas pessoas se perguntem como será o aumento do salário mínimo. Isso porque o reajuste periódico é um direito dos trabalhadores urbanos e rurais que está previsto na Constituição Federal.

Legalmente, o aumento do salário mínimo tem como objetivo preservar o poder de compra, que é corroído pela inflação. Atualmente, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.212 e serve como base para o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O aumento do salário mínimo é calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Essa regra tem sido usada desde 2019. Em 2021, como o INPC subiu 10,16%, esse foi o percentual de aumento do salário mínimo para 2022. 

Aumento do salário mínimo pela inflação não é aumento real

Foto: anabaraulia/shutterstock

Aumento do salário mínimo atual não é aumento real: entenda o porquê

Da forma como o aumento do salário mínimo está definido, o fato é que, ainda que exista um reajuste de ano para ano, esse reajuste apenas repõe a inflação. Ou seja, não há um aumento real do valor. Um aumento real só acontece quando o reajuste vai além da reposição de perdas ocasionadas pela inflação. 

Para 2023, a previsão é que o aumento do salário mínimo continue tendo por base o INPC, podendo haver mudanças conforme o resultado das eleições. Nesse caso, seria o quarto ano seguido sem aumento real. Ou seja, acima da inflação. Nesse caso, aredita-se que o valor fique em R$ 1.302.

Entre 2005 e 2008 a regra utilizada para aumento do salário mínimo era outra. O cálculo considerava a inflação do ano anterior, como acontece atualmente, mas também considerava o crescimento do PIB nos últimos dois anos. Ou seja, havia um aumento real. 

A mudança na política de reajuste em 2019 foi justificada pelo governo pela pressão nas contas públicas que seria causada pelo aumento real, especialmente porque o aumento no salário mínimo também aumenta os custos dos gastos com a previdência e gera mais custos para os empregadores. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Saiba como começar a sair das dívidas até o fim do ano 

Como melhorar as finanças independentemente do resultado das eleições 

Como preparar suas finanças diante de uma recessão? 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: