Boletos atrasados, fatura do cartão de crédito vencida, ansioso para abrir sua margem consignável para fazer a próxima viagem? A Longevidade Financeira pode trazer a pessoa amada em poucos meses.

Sim, você é a pessoa mais importante da sua vida. Traga de volta sua paz de espírito ao ter as contas em dia. Alcançar o bem-estar financeiro se assemelha àquela clássica instrução de segurança em voos comerciais: primeiro coloque a máscara em você para depois auxiliar a pessoa ao seu lado.

Você está dizendo que tenho que ser egoísta, Arnaldo? Pode isso?

Não, meu caro! Estou sugerindo que você cuide primeiro de si para estar o forte o suficiente para proteger as pessoas que mais ama. Dessa forma, a sua primeira batalha é proteger você dos seus maus hábitos.

Como sabemos, o pagamento de juros representa o preço da ansiedade por anteciparmos um consumo futuro para o presente. Todas as vezes que não conseguimos conter nosso ímpeto, sacrificamos o nosso conforto do amanhã, pois estamos pagando por um produto ou serviço mais caro do que ele vale de fato.

Por isso, para alcançar a Longevidade Financeira é indispensável gastar bem e poupar certo. Em outros termos, quem poupa mais hoje se permite ter uma cesta de consumo maior no médio prazo. Assim, quem poupa não é necessariamente mesquinho. Pelo contrário, pode ser um consumista consciente que aproveita as melhores oportunidades por ter recursos disponíveis trabalhando ao seu favor, como se fosse o seu melhor empregado.  

Saiba também que caso esteja endividado, você não está sozinho nessa. De acordo com o Banco Central, o endividamento das famílias alcançou 52,6%, o maior nível desde o início da série histórica iniciada em 2005. Ou seja, o mais importante neste momento é se perdoar pelos eventuais equívocos passados e ter um olhar fixo na vitória: trazer sua paz de espírito de volta! Para tanto, pense grande, mas dê um passo de cada vez.

Gráfico mostrando a taxa de juros.

Fonte: Banco Central do Brasil (BCB) / Arte: Alex Oliveira

Outro ponto importante a se ter em mente é que dar início a esse ajuste nas suas finanças pessoais acabou de se tornar ainda mais relevante com os recentes aumentos da taxa de juros. Na semana passada, o Banco Central elevou a Selic de 11,75% para 12,75%. Foi o décimo aumento consecutivo desde março de 2021, o que representa o maior ciclo de alta da taxa básica da economia desde o início do sistema de metas de inflação, implantado no Brasil em 1999. Ainda assim, no último relatório Focus do dia 02/05, os analistas de mercado esperam que a Selic alcance 13,25% e a inflação fique em 7,31% no final do ano.

E como tais projeções impactam sua vida?

A Selic representa o custo de captação dos bancos. Todas as vezes que o Banco Central eleva a taxa de juros, as instituições financeiras repassam esse custo para o cliente final. Assim, a primeira ação que você deve tomar é sair de modalidades de crédito mais caras, como cheque especial e cartão de crédito, para operações de crédito pessoal mais barata, como o consignado, por exemplo.

Veja o custo de cada operação de crédito nos últimos anos e perceba o impacto da elevação da Selic nas taxas médias dessas operações:

Tabela da taxa de juros.

Fonte: Banco Central do Brasil (BCB) / Arte: Alex Oliveira

Outra possibilidade é mudar de instituição financeira ao fazer a portabilidade do crédito, caso o novo credor te ofereça taxas mais atrativas, logicamente. Cabe mencionar que foram efetivados 86.425 pedidos de portabilidade de crédito, totalizando R$ 1,1 bilhão de saldo portado em fevereiro de 2022.

Quem sabe você entra nessas estatísticas ao dar um primeiro passo na direção da sua Longevidade Financeira. Afinal, cuidar do seu bolso e valorizar o seu suor são atos de amor próprio, né?

Contudo, antes de transferir sua dívida, é importante que você compare as taxas ofertadas pelas diferentes instituições financeiras. É imprescindível que você tenha em sua posse, as seguintes informações:

  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos; e
  • Prazo total e remanescente.

Saiba que o seu banco atual é obrigado a te fornecer essas informações.

E se eu não tenho dívida, Arnaldo?

Aí você merece um 9 com louvor. Para tirar 10, você deve alocar a maior parte da sua carteira de investimentos em renda fixa, que é diretamente afetada pela alta dos juros e, como vimos, a tendência é que o Banco Central eleve a Selic para 13,25% em 2022.Isso se a inflação não continuar superando as expectativas.

Ressalta-se que a MAG Investimentos tem 50 Fundos que estão disponíveis nas principais plataformas de investimento. Algumas dessas plataformas são:

Neste momento de elevação da taxa de juros, sugiro que você avalie fundos que têm o objetivo de alcançar retornos superiores ao CDI, que é o índice de referência para os ativos alocados em renda fixa. Esse é o caso do MAG Renda Fixa Crédito Privado, que em 12 meses alcançou 123,29% do CDI. Por ter um patrimônio líquido de cerca de R$ 900 milhões, esse fundo destina-se aos investidores pessoas físicas e jurídicas, Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Complementar, Regimes Próprios de Previdência Social e Companhias Seguradoras e Sociedades de Capitalização, obedecendo às respectivas regulamentações, no que couber.

Resumindo, a melhor forma de você se dar um aumento salarial é proteger o seu capital, pois o que você acumula hoje virará um complemento de renda amanhã. Logo, coloque uma máscara de oxigênio em si mesmo ao reduzir suas dívidas e proteger os seus investimentos contra períodos turbulentos de alta da inflação, como estamos vivendo atualmente.

Lembre-se, o valor do seu conforto futuro é fruto do quanto você investe periodicamente multiplicado pelo tempo e pela rentabilidade. Ou seja, a cada período, os juros compostos incidem sobre o montante anterior, que já foi remunerado pelos juros do período antecedente.

São os juros em cima de juros trabalhando a favor do aumento da formação da sua reserva financeira, sendo o tempo um dos seus maiores aliados. Assim, quanto mais cedo você sair das suas dívidas e começar a investir, maior é o aumento salarial que você se dará no futuro. 

PROMOVA-SE!

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: