É possível que a taxa de desemprego no Brasil fique entre as maiores do mundo, em 2022. A informação veio da agência de classificação de risco Austin Rating, elaborado a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global.

No ranking, o Brasil aparece em 9º lugar, estando entre os dez países com maior taxa de desemprego. Carregando a 9ª pior estimativa, a taxa é de 13,7% e está bem acima da média global prevista para o ano (7,7%).

A taxa de desemprego no Brasil é também superior a taxa dos emergentes (8,7%) e é a 2ª maior entre os membros do G20. O país ficou atrás da África do Sul (35,2%).
Um homem colocando suas coisas dentro de uma caixa, após ser demitido. Imagem para ilustrar a matéria sobre taxa de desemprego no Brasil. Crédito: thodonal88/shutterstock

Taxa de desemprego no Brasil: veja os demais países da lista

De acordo com o ranking, a África do Sul lidera em maior taxa de desemprego. Confira abaixo os 10 países na liderança:

  1. África do Sul - 35,2%
  2. Sudão - 30,2%
  3. Cisjordânia e Faixa de Gaza - 25,7%
  4. Armênia - 19,5%
  5. Geórgia - 18,5%
  6. Bósnia-Herzegovina - 15,7%
  7. Macedônia do Norte - 15,7%
  8. Bahamas - 13,9%
  9. Brasil - 13,7%
  10. Costa Rica - 13,4%

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil foi de 13,8% em 2020 e de 13,2% em 2021. Nesse ano, o país ficou com o 16º lugar no ranking. No ano retrasado, ocupou a 22ª colocação.

No quarto trimestre de 2021, de acordo com o órgão, a taxa foi de 11,1%. Um total de 12,0 milhões de pessoas. Desde 2016, o desemprego no Brasil supera os dois dígitos. O índice mais baixo foi de 6,9%, registrado em 2014.

Requalificação profissional pode ajudar aqueles que procuram emprego

Estar preparado para o mercado de trabalho é fundamental para enfrentar o momento de crise econômica do país. Afinal, pessoas mais qualificadas têm mais chances de conquistarem o emprego desejado.

O Instituto de Longevidade MAG conta com benefícios exclusivos para os membros. Entre eles, cursos de requalificação para quem deseja voltar a trabalhar. São mais de 300 cursos em diversas áreas, focando em recolocação no mercado.

Inscreva-se gratuitamente e comece a estudar sem sair de casa!

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.Leia também:

Recorde de endividamento: por que brasileiros não conseguem sair do vermelho?

Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Reajuste no preço dos imóveis deve ficar acima da inflação, representando alta em diversas áreas do ramo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: