Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro já podem fazer o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta quarta-feira (1º). Em função da crise do coronavírus, a retirada do dinheiro poderá ser feita por meio do aplicativo FGTS, pelo site do FGTS ou por internet banking da Caixa, sem a necessidade de sair de casa para ir até uma agência bancária.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo da conta do FGTS anualmente, sempre no mês de seu aniversário e nos dois meses seguintes. Ele continuará a ter direito à multa de 40% em caso de demissão, mas não terá mais direito ao saque-rescisão. Ou seja, não poderá retirar todo o saldo de sua conta se for demitido sem justa causa.

O saque também só poderá ser feito por aqueles que fizeram a adesão ao serviço de saque-aniversário até o fim do mês do seu aniversário. Trabalhadores que nasceram entre abril e dezembro ainda podem fazer a adesão para ter acesso ao benefício este ano. Já os nascidos entre janeiro e março e que ainda não fizeram a adesão só poderão ter direito a partir de 2021.

Para fazer a adesão, é preciso comunicar à Caixa que quer receber os valores anualmente. Caso contrário, a retirada do FGTS só poderá ser feita nas situações previstas por lei, como aposentadoria e demissão sem justa causa.

O contato com a Caixa pode ser feito por internet, através do aplicativo FGTS ou do próprio site do banco, onde também é possível simular o valor do seu saque-aniversário.

Confira o calendário do saque-aniversário do FGTS

Nascidos em janeiro e fevereiro: saques de 1º de abril a 30 de junho de 2020.

Nascidos em março e abril: saques de 1º de maio a 31 de julho de 2020.

Nascidos em maio e junho: saques de 1º de junho a 31 de agosto de 2020.

Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro de 2020.

Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro de 2020.

Nascidos em setembro: saques de 1º de setembro a 30 de novembro de 2020.

Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro as 31 de dezembro de 2020.

Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2020.

Nascidos em dezembro: saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2021

A partir de 2021, os saques só poderão ser feitos no mês de aniversário do trabalhador.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: