A partir da próxima quinta-feira, 23 de junho, a Receita Federal abrirá consulta ao segundo lote de restituição do IR 2022. Quem tem direito e está aguardando pelo dinheiro na conta pode acessar o site da Receita ou o portal e-CAC e fazer a consulta a partir das 10h, horário em que já deve estar disponível a informação.

Enquanto no primeiro lote a prioridade eram as pessoas idosas, contribuintes com deficiência física, mental e doenças graves; ou, ainda, contribuintes com maior fonte de renda vindo do magistério, no segundo lote de restituição do IR 2022 o perfil é outro. 

Devem estar na lista de recebimento as pessoas que não têm prioridade legal, não caíram na malha fina e fizeram a sua declaração do Imposto logo no início do prazo. A correção do valor a receber será de 1% mais os juros da taxa básica mensal, a taxa Selic.

pessoa conferindo quando vai receber restituição do IR 2022

Crédito: Pra chid/Shutterstock

Quando você deve receber a restituição do IR 2022

Quem estiver no segundo lote da restituição do IR 2022 deve receber o valor na conta informada na declaração uma semana após a informação ser liberada. Ou seja, em 30/06.

Os próximos lotes devem ser pagos nas seguintes datas:

  • 3º lote 29/07/2022

  • 4º lote 31/08/2022

  • 5º lote 30/09/2022

Próximos lotes também devem ter correção pela Selic

Quem não receber a restituição do IR 2022 no segundo lote terá, portanto, até 30/09 para receber o dinheiro. Os próximos pagamentos também terão correção pela taxa Selic. Vale ficar atento ao calendário de divulgação.

Quem declarou no final do prazo e tem dinheiro a receber, portanto, não precisa se preocupar com a desvalorização da quantia no período. Atualmente, a taxa Selic está em 13,25% ao ano e há expectativa do mercado de que ainda possa subir mais nos próximos meses. O valor da restituição, desta forma, também terá o ajuste.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito 

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona 

O que fazer se você perdeu o prazo para declarar o IR 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: